As pinturas do romantismo se caracterizam por dar ênfase aos sentimentos do artista além de seguir por caminhos como o nacionalismo, a natureza, a imaginação entre outros. A pintura do Romantismo é oposta a pintura do Neoclassicismo e seu surgimento pode ser registrado como tendo acontecido no século XIX.
Explicação: Romantismo: Buscava recordar o passado, tanto em estilo quanto em forma. Realismo: Olhar mais para o futuro e tem fé na ciência e no progresso.
Na arte realista predominam temas do cotidiano. Os artistas se ocupam em retratar as pessoas como aparentam, sem idealizações. Dessa forma, por conta do amadurecimento da industrialização e da crescente desigualdade e pobreza, os trabalhadores serão assunto de destaque.
Pintura figurativa e abstrata O tema pode ser uma paisagem (natural ou imaginada), uma natureza morta, uma cena mitológica ou cotidiana, mas independente disto a pintura manifestar-se-á como um conjunto de cores e luz.
Resposta. (Dentre as características que aproximam a pintura do Romantismo da pintura Barroca estão o dinamismo que aparece através de composições feitas em diagonal além da valorização do contraste entre claro e escuro nas obras.
Paisagem Romântica Suas características são: realismo, utilização das cores da natureza, da luz, e outras, sendo essa última característica um preparo para as obras dos impressionistas. Joseph Mallord William Turner (1775-1851) - representou a natureza, suas cores brilhantes, variando entre os tons.
O Romantismo surgiu na Europa, principalmente na Alemanha, França e Inglaterra, no século XVIII. Em detrimento ao domínio da razão muito presente nesta época, o Romantismo nasceu com o intuito de reivindicar a personalidade sensível e emocional dos indivíduos.
Entre os principais elementos históricos que influenciaram o Romantismo, a ascensão da classe burguesa na Europa foi a mais proeminente. ... Além disso, a Europa vivia a chamada Era Napoleônica (1799 – 1815), a qual acarretou mudanças no centro de poder econômico do continente.
Gerado sob o impacto da Revolução Industrial e da Revolução Francesa, de fins do século 18, o romantismo surgiu no início do século 19, na Alemanha, França e Inglaterra, num momento histórico em que as classes sociais, como as conhecemos hoje, se definiam.