A cavidade da boca tem como limites: anterior e lateralmente os lábios e boche- chas, posteriormente o istmo da garganta, superiormente o palato e inferiormente o soalho da boca, onde encontramos fixada a língua. São formações limitantes da cavidade da boca: os lábios, bochechas, palato, soa- lho e istmo da garganta.
Mucosa é o nome dado ao conjunto formado por epitélio mais tecido conjuntivo que reveste as cavidades úmidas do corpo, em contraste com a pele onde a superfície é seca. ... Portanto, recobre locais como a boca, intestino, bexiga, etc. Seu tecido conjuntivo é denominado lâmina própria ou córion.
A mucosa da parte condutora é revestida por um epitélio especializado, o epitélio respiratório (pseudoestratificado cilíndrico ciliado com células caliciformes) e apresenta abundante tecido linfóide associado.
O muco tem importantes funções de defesa imunológica. Além de aprisionar os micro-organismos aéreos como por exemplo no epitélio respiratório, ele contém proteínas com actividade bactericida, como a lisozima e anticorpos tipo A (IgA).
O aparelho mucociliar tem como principal função a remoção de partículas ou substâncias potencialmente agressivas ao trato respiratório através do transporte pelos cílios, ou alternativamente, pela tosse e espirro, nos quadros de hiperprodução de muco, como rinite alérgica, rinossinusites, bronquite crônica, fibrose ...
A tosse é um reflexo natural do aparelho respiratório para evitar que corpos estranhos como bactérias, poeira e poluição, interfiram na nossa respiração. Este mecanismo de defesa é um sinal de que alguma coisa não vai bem no aparelho respiratório.