O procedimento médico popularmente conhecido como curetagem é uma das cirurgias em ginecologia e obstetrícia mais executadas no mundo. O objetivo dela é o de retirar material de dentro da cavidade uterina para liberação da mesma. E posteriormente, para análise clínica do material.
Curetagem é um procedimento médico utilizado para a raspagem da cavidade uterina. Normalmente, é realizado para retirar os restos placentários de um aborto. Também pode ser usado para diagnóstico, quando o tecido é retirado para análise das causas de um sangramento no endométrio, por exemplo.
A curetagem uterina seguida da dilatação cervical é a mais utilizada forma de tratamento. Eficaz em quase 100% dos casos, tem risco de permanência de material dentro da cavidade uterina, perfuração e posterior endometrite. Envolve internação hospitalar, anestesia e invasão da cavidade uterina.
tive um aborto com 9 semanas de gestação, preciso fazer curetagem? A curetagem é necessária em alguns casos de aborto, para saber, você deve procurar seu médico para que ele avalie seu caso.
Tenho que fazer curetagem? Este embrião tem grande chance de evoluir para um abortamento completo, sem necessidade de curetagem ou qualquer procedimento invasivo. Para isso, você poderá aguardar até 4 semanas. Você deverá fazer consultas médicas semanais para reavaliação médica.