Em torno do Sol, então, gases e poeira cósmica em rotação formaram aglomerados que originaram, progressivamente diversos protoplanetas, restando hoje oito corpos planetários principais, além de cometas e meteoroides.
A hipótese de que o Sistema Solar se originou a partir de uma gigantesca nuvem de gás e poeira remonta à segunda metade do século 18 e hoje é consensual entre os astrônomos. Foi proposta pelo filósofo alemão Immanuel Kant (1724-1804) e desenvolvida pelo matemático francês Pierre-Simon de Laplace (1749-1827).
O Sistema Solar foi formado há cerca de 4,7 bilhões de anos, provavelmente como uma nuvem de gases e poeira. Os cientistas acreditam que uma força, chamada gravidade, tenha unido partes dessa nuvem em diversos aglomerados de gás e poeira.
O sistema solar é composto pelo sol, planetas, seus satélites, e os chamados pequenos corpos que são: asteroides, cometas, meteoros entre outros. Todos estes corpos celestes são comandados pelo sol, ou para que possamos entender de forma simplificada, giram em torno do sol. O sol é a estrela mais próxima da terra.
O funcionamento da energia solar acontece da seguinte maneira: os módulos fotovoltaicos captam a luz do sol e produzem a energia. Essa é transportado até o inversor solar que irá converter a energia gerada pelo sistema para as características da rede elétrica. A energia é gerada graças ao efeito fotovoltaico.
O nosso sistema solar consiste de uma estrela média, a que chamamos o Sol, os planetas Mercúrio, Vénus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno e Plutão. Inclui: os satélites dos planetas; numerosos cometas, asteróides, e meteoróides; e o espaço interplanetário.