Os paralelos são linhas imaginárias que circulam a Terra no sentido leste–oeste. Paralelos e meridianos são definidos por suas dimensões de latitude e longitude, respectivamente. Os paralelos nos indicam a latitude, que é a distância, em graus, da linha do Equador até o paralelo de um determinado lugar.
As linhas de latitude também são chamadas de paralelos. Elas circundam a Terra paralelamente ao equador, uma linha imaginária que divide a Terra nos hemisférios Norte e Sul. O equador corre na direção leste-oeste. As linhas de latitude determinam posições ao norte ou ao sul do equador.
Latitude: Distância em graus de qualquer ponto da Terra em relação à linha do equador. É também chamada de paralelo por se tratar de linhas imaginárias traçadas paralelamente ao equador. Os principais paralelos são: o círculo polar ártico, o círculo polar antártico, o trópico de câncer e o trópico de capricórnio.
Quando efetuamos diretamente a comparação entre a grandeza e a unidade padrão, dizemos que a medição é direta. A medição é indireta quando um conjunto de duas ou mais medições diretas é acompanhada de operações matemáticas.
Uma medição direta consiste em comparar diretamente a grandeza a medir com outra da mesma espécie e cujo valor se escolheu para unidade. ... Usa-se uma medição indireta quando se pretende medir uma grandeza que é obtida por derivação matemática de outras grandezas medidas diretamente.
As principais causas de erros em um levantamento topográfico
Erro Sistemático x Erro Aleatório O Erro Sistemático é a parcela previsível do erro correspondente erro médio. O erro sistemático não pode ser eliminado, podendo ser reduzido e/ou corrigido. Por outro lado o erro aleatório é a parcela imprevisível do erro e se se origina de variações temporais ou espaciais.