Lista de vice-presidentes do Brasil
Assim, o vice-presidente tem poderes plenos no comando do País diante de eventual vacância da Presidência ou quando é solicitado pelo presidente da República para representá-lo em missões internacionais, assinatura de medidas e projetos, elaboração de políticas públicas.
O General de Exército ANTONIO HAMILTON MARTINS MOURÃO é o Vice-Presidente da República Federativa do Brasil desde 1º de janeiro de 2019. Filho de Antonio Hamilton Mourão e de Wanda Coronel Martins Mourão, nasceu em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, em 15 de agosto de 1953.
As pessoas que por mais tempo serviram como vice-presidentes foram José Alencar e Marco Maciel, que o fizeram por 2 922 (8 anos), nos dois mandatos dos governos de Luiz Inácio Lula da Silva e Fernando Henrique Cardoso, respectivamente.
José Dirceu convenceu Lula que era preciso ter José Alencar como vice na chapa para conquistar a confiança dos empresários. Alencar aceitou, mas estava sem partido político.
Em seu governo, foram aprovadas várias medidas na área econômica, como o controle dos gastos públicos, por intermédio da PEC 55, que impôs limites a gastos futuros do governo federal; a reforma trabalhista de 2017; e a liberação da terceirização para atividades-fim com a Lei da Terceirização.
31 de agosto de 2016 – 31 de dezembro de 2018
12 de maio, 7h da manhã – com 55 votos favoráveis, 22 contrários e 2 ausentes, o Senado autoriza a abertura do processo de impeachment propriamente dito, e determina o afastamento da presidente da República, Dilma Rousseff, pelo período de até 180 dias.
Movimento Democrático Brasileiro
Michel Miguel Elias Temer Lulia Filho
São Paulo
O período é marcado como um fato histórico, pois representa a primeira vez que uma mulher assumiu a Presidência da República no Brasil. Dilma reelegeu-se em 2014. Seu segundo mandato foi marcado por uma grave crise econômica e política no país, com o PIB per capita encolhendo mais de 9% entre 2014 e 2016.
Em 31 de agosto de 2016, Dilma Rousseff perdeu o cargo de Presidente da República após três meses de tramitação do processo iniciado no Senado, que culminou com uma votação em plenário resultando em 61 votos a favor e 20 contra o impedimento.
Dentre os dez militares de carreira que ocuparam a presidência da República, dezesseis considerando as Juntas, apenas três foram eleitos diretamente: Hermes da Fonseca (1910), Eurico Gaspar Dutra (1945) e Jair Bolsonaro (2018).