Alterações na fisiologia, isto é nas múltiplas funções mecânicas, físicas e bioquímicas nos seres vivos. As alterações fisiológicas durante a gravidez fazem muito bem a mulher.
No envelhecimento ocorre aumento da gordura corporal e a perda da massa magra é progressiva. Diversas funções orgânicas são modificadas com a diminuição da massa magra como função pulmonar, diminuição da imunidade, perda da independência relacionada à perda da força motora.
As principais alterações cardiovasculares e respiratórias da gestação, são: alterações hemodinâmicas; aumento da volemia e do débito cardíaco; a diminuição da resistência vascular sistêmica e da reatividade vascular.
O PRIMEIRO TRIMESTRE - A taxa metabólica aumenta em 10-25% , de modo que o corpo acelera todas as suas funções. - O rítmo cardíaco aumenta e o rítmo respiratório também aumenta à medida que mais oxigênio tem que ser levado ao feto e que mais dióxido de carbono é exalado.
Manifestações comuns: alterações do desejo e desempenho sexual, alterações do esquema corporal, introversão e passividade ou aumento de atividade. 3º trimestre: Proximidade do parto. Manifestações comuns: aumento da ansiedade, temores de um filho saudável, preferência de sexo.
VERDADE: Durante a gestação, o metabolismo da mulher fica mais acelerado e a temperatura do corpo da gestante se eleva. Não muito, cerca de 0,5 oC, mas já o suficiente para sentir mais calor. No fim da gravidez, por conta do esforço para carregar a barriga, a sensação piora ainda mais.
Já no primeiro trimestre da gravidez, a mulher começa a passar por fortes mudanças no seu corpo, que vem acompanhadas por sensações desagradáveis, como as tonturas, o enjoo, as cólicas, os seios inchados e a sonolência. É quase impossível manter o equilíbrio emocional diante dessa condição.
As gestantes produzem mais progesterona e isso afeta o sistema nervoso central, que começa a produzir dopamina. Essas transformações hormonais podem causar mudanças no humor de algumas mulheres, o que explica por que elas se sentem bastante deprimidas e, às vezes, até mesmo com vontade de chorar na gravidez.
Abaixo encontra-se uma lista de dicas para manter o peso durante a gravidez:
Os exercícios físicos podem levar à perda de peso durante a gestação. Mas essa prática precisa sempre ser recomendada pelo obstetra, com o cuidado redobrado para as gestantes obesas ou com sobrepeso....Como emagrecer na gestação com exercícios físicos?
O que comer para controlar o peso Para controlar o peso, a mulher deve fazer uma dieta rica em alimentos naturais e integrais, dando preferência a frutas, legumes, arroz, macarrão e farinha integral, leite e derivados desnatados e carnes magras, consumindo peixes pelo menos 2 vezes por semana.
Estou grávida, e agora? Conheça os primeiros cuidados
O que as grávidas devem evitar no primeiro trimestre?