A tabela permite construir os seguintes gráficos:
Para calcularmos a velocidade média de um móvel, utilizamos a equação: Em ΔS = Sf – S0, Sf é a posição final, e S0, a posição inicial do movimento. Analisando o gráfico, é fácil perceber que a posição inicial (S0), ou seja, a posição no instante t = 0 s é igual a 2 m.
Vm = ΔS/ΔT Usada para calcular velocidade média de um móvel. Divide-se o deslocamento pelo tempo gasto. ΔS = Vm X Δt Usada para medir o deslocamento do móvel. Multiplica-se a velocidade média pelo tempo gasto.
O que a inclinação representa em um gráfico da posição? A inclinação em um gráfico de posição representa a velocidade vetorial do objeto. Então, o valor da inclinação em um determinado instante representa a velocidade vetorial do objeto naquele instante.
Gráficos do MUV: aceleração x tempo Os gráficos do MUV que relacionam a aceleração com o tempo são bastante simples: trata-se de retas paralelas ao eixo horizontal. No caso em que o movimento é acelerado, a reta é desenhada acima do eixo das abscissas; caso contrário, ela é desenhada abaixo desse mesmo eixo.
Gráficos do Movimento Uniforme (MU) Podemos observar que o espaço é uma função do tempo s = f(t), do 1º grau em t. Uma função de 1º grau é representada graficamente por uma reta, no sistema de coordenadas cartesianas, em relação ao eixo dos tempos. ... Essa função é uma função constante.
A aceleração é um dos conceitos centrais do MUV. Essa grandeza pode ser calculada pela variação da velocidade dividida por um intervalo de tempo. No Sistema Internacional de Unidades, a unidade de medida da aceleração é o m/s², que significa a mudança na velocidade, em m/s, a cada segundo.
A grande diferença entre o movimento uniforme (MU) e o movimento uniformemente variado (MUV) é que:
Movimento uniformemente variado (MUV) trata-se de um movimento no qual a mudança de velocidade, chamada de aceleração, ocorre a uma taxa constante. ... Neste, a velocidade apenas varia, enquanto naquele a velocidade varia de maneira constante, isto é, sua magnitude sofre acréscimos ou reduções iguais, a cada segundo.
MRU = Movimento Retilíneo Uniforme. A velocidade é constante e não existe aceleração (ela é nula, consequentemente). MRUV = Movimento Retilíneo Uniformemente Variado. A velocidade varia uniformemente (de forma constante), devido à existência de aceleração (que, portanto, é diferente de zero).
O M.U é o movimento uniforme, ou seja, a velocidade é constante decido ao fato de que não se tem aceleração. Já o M.U.V é o movimento uniformemente variado, ou seja, há uma aceleração que faz a velocidade variar.
Movimento Uniformemente Variado (MUV) é aquele em que há variação de velocidade nos mesmos intervalos. É o mesmo que dizer que a sua velocidade é constante ao longo do tempo e é diferente de zero. Para saber a variação de um movimento precisamos que todas as posições estejam relacionadas com o momento em que acontecem.
Um movimento será acelerado quando os vetores velocidade e aceleração possuírem o mesmo sentido. No caso de sentidos opostos, é considerado como um movimento retardado.
Movimento Uniformemente Variado (MUV) é aquele em que há variação de velocidade nos mesmos intervalos. É o mesmo que dizer que a sua velocidade é constante ao longo do tempo e é diferente de zero.
Essa expressão acima diz que a variação da velocidade com tempo é nula, então não há variação de velocidade. O valor da grandeza velocidade é sempre o mesmo. Ou seja, a velocidade precisa ser uma constante quando o objeto tem aceleração nula.
A velocidade de um corpo nos diz quão rapidamente ele se move. A aceleração nos diz com que rapidez a velocidade muda. A aceleração é a mudança de velocidade dividida pelo tempo. A palavra “aceleração” aplica-se tanto para o aumento quanto para a diminuição da velocidade.