Para análises bioquímicas, gasometria ou outros exames, a amostra de plasma deve ser colhida em um tubo com heparina. Se a ideia é investigar possíveis distúrbios sanguíneos, é necessário realizar uma análise hematológica.
A heparina é um anticoagulante injectável que seja usado para impedir a formação de coágulos de sangue nas embarcações. É a molécula cobrada glycosaminoglycan e o mais altamente negativamente - biológica alto-sulfatada conhecida à humanidade.
Veja abaixo o que significa cada cor de tubo: Azul – possui citrato de sódio, que é utilizado com objetivo de estimular a coagulação. Vermelho – ativador de coágulo, por isso, objetiva acelerar a coagulação do sangue coletado. Amarelo – possui ativador de coágulo + gel.
Veja quais as características de cada recipiente e para quais exames eles são indicados: Tubo azul - o tubo azul é usado em coletas de sangue para exame de coagulação e por isso, possuem anticoagulante e citrato de sódio. Tubo verde - o tubo verde é usado para análise bioquímica.
Tubo para soro, com ou sem gel separador (tampa vermelha/amarela); Tubo de heparina, com ou sem gel separador (tampa verde); Tubo para hematologia, com EDTA (tampa roxa); Tubo para glicemia, com fluoreto (tampa cinza).
A coleta de sangue a vácuo é feita seguindo os mesmos passos da coleta com seringa e agulha, sendo diferente apenas na manipulação dos materiais. Neste caso, a agulha possui um suporte para encaixe dos tubos de coleta onde o sangue será armazenado.
Coleta de sangue a vácuo Seguindo os mesmos passos da punção com seringa e agulha, se coloca o garrote e se encontra a veia ou artéria do paciente. Feito isso, o técnico punciona a veia do paciente com a agulha do adaptador e rapidamente se coloca o tubo a vácuo no dispositivo.
Tubos de coleta de sangue a vácuo
Segundo Failace (2003), a coleta de sangue para o hemograma pode ser realizada a qualquer hora, porém deve-se evitar após refeições ricas em gordura e após exercícios físicos de grande intensidade, sendo que estes podem interferir significativamente no resultado, aumentando o número de glóbulos brancos por volume de ...
ATENÇÃO: ao coletar amostras com capilar, o tubo de EDTA sempre deve ser o primeiro e em seguida o de sorologia (Esta seqüência é oposta ao da coleta tradicional para sangue venoso, mas minimiza o efeito de influência da coagulação nos resultados de análise).
A realização de exames divide-se em:
Os analisadores hematológicos são considerados um dos principais tipos de equipamento para realizar hemograma e possuem quantidades de parâmetros variadas e de acordo com a necessidade dos exames solicitados.
O hemograma, também conhecido por hemograma completo, é um tipo de exame que analisa informações específicas sobre os tipos e quantidades dos componentes no sangue, como: Glóbulos vermelhos (hemácias); Glóbulos brancos (leucócitos); Plaquetas (coagulação sanguínea);
Um hemograma é constituído pela contagem das células brancas (leucócitos), células vermelhas (hemácias), hemoglobina (Hb), hematócrito (Ht), índices das células vermelhas, e contagem de plaquetas. Hemograma Completo consiste do hemograma mais a contagem diferencial dos leucócitos.
Conheça a lista de exames mais pedidos:
Não existe uma solicitação única, que engloba todos as análises existentes. Existem centenas de dosagens diferente em uma análise de sangue. O médico precisa especificar no pedido quais análises ele gostaria de receber. Se o médico não solicitar uma dosagem de colesterol, este não virá nos resultados.
Álcool e café: Nem uma gota de cerveja, vinho ou uísque 72 horas antes de submeter seu sangue a avaliações. O álcool agride o fígado, que responde liberando doses extras de triglicérides. Também ocorrem mudanças na glicemia, porque as bebidas contêm açúcar.
“Todos os exames de sangue que precisam de jejum só podem ser feitos pela manhã.” Mito. A exigência para a realização dos exames é respeitar o tempo de jejum. Exames que exigem quatro horas, por exemplo, não impedem que a coleta de sangue seja feita a tarde, por exemplo.
Preparo do exame Caso o paciente siga uma leve dieta um dia antes do exame, não é necessário fazer jejum. Porém, caso contrário, recomenda-se um jejum de 3 horas. Antes da realização da coleta, é preciso informar se faz o uso de medicamentos contínuos, pois alguns deles podem interferir no exame.
Uma das principais dúvidas relacionadas ao jejum é se o paciente pode ingerir água durante este período. Para exames de sangue, o consumo de água não é contra indicado, desde que seja feito moderadamente. Só em exames mais complexos, como os de urina, o consumo de água não é recomendado.
9 Coisas que é melhor não fazer em jejum