Desse modo, o professor deve ter bastante cuidado ao adotar uma técnica. Entre as diferentes estratégias de ensino-aprendizagem, podemos citar: Aula expositiva e dialogada: o professor explica seu conteúdo de modo a garantir a participação ativa dos alunos.
A metodologia tradicional de ensino parte do princípio em que o professor é o narrador dos fatos e os alunos, os ouvintes. Dentro do espaço da sala de aula, o educador prepara o conteúdo previamente e o transmite aos estudantes, que têm a função de assimilar e memorizar o que foi ensinado.
No ensino tradicional, as provas e as avaliações acontecem de tempo em tempo, tendo o objetivo de analisar o quanto de informação o aluno conseguiu memorizar. Em geral, se enquadram nesse modelo escolas que preparam o aluno para o vestibular desde o início do currículo escolar.
Dentro de uma abordagem Tradicional, a função da escola era só de transmitir conhecimentos disciplinares, não se importando com o interesse dos educandos, suas opiniões, ou seus problemas do cotidiano.
Na avaliação tradicional a classificação do aluno acontece a partir do processo corretivo, ou seja, eliminando-se a subjetividade, evitando, assim, que se cometam injustiças na contagem de erros e acertos. Visto que, muitas vezes, avaliar é confundido com medir.
Olá! Na perspectiva da educação baseada nos princípios p. dagógicos tradicionais, a partir dos quais, acreditava-se, os indivíduos não tem conhecimento prévio e não constroem conhecimento, mas recebem e simplesmente reproduzem o que "aprendem", a História não é mais do que "decorar" datas e nomes, bem como eventos.
A linha tradicional de ensino teve a sua origem no século XVIII, a partir do Iluminismo. O objetivo principal era universalizar o acesso do indivíduo ao conhecimento. ... Tem como função transmitir conhecimento e informações, mantendo certa distância dos alunos, que são “elementos passivos”, em sala de aula.
A escola tradicional era centrada no professor (magistrocêntrica), e na transmissão dos conhecimentos. O professor assumia o papel de detentor do poder, pelo poder do saber, com o desejo de ser reconhecido pelos por outros professores, pelos seus alunos e pela sociedade.
A linha tradicional de ensino teve a sua origem no século XVIII, a partir do Iluminismo. O objetivo principal era universalizar o acesso do indivíduo ao conhecimento. Possui um modelo firmado e certa resistência em aceitar inovações, e por isso foi considerada ultrapassada nas décadas de 60 e 70.