O furacão Catarina destruiu cerca de 1 500 residências e danificou outras 40 mil casas. Os prejuízos econômicos atingiram mais de 400 milhões de dólares (aproximadamente 1,2 bilhões de reais) e atingiram especialmente a agricultura de banana, que perdeu 85% da produção, e de arroz, que perdeu 40% das plantações.
O Furacão Catarina deixou 33,1 mil desabrigados e desalojados e 18 pessoas feridas. Mais de 25,8 mil casas foram atingidas e 993 destruídas.
24 de março de 2004
E os dois fenômenos são classificados como ciclones, ambos com baixa pressão e ventos girando em torno de seus centros. ... Mesmo assim, embora seja menor e tenha curta duração, o tornado é bem mais destrutivo do que um furacão, e seus ventos podem ultrapassar 500 km/h.
Para ser classificado como furacão, tufão ou ciclone, uma tempestade deve atingir velocidades de vento de pelo menos 119 km/h. Se os ventos de um furacão atingem velocidades de 179 km/h, ele é atualizado para um "furacão intenso". Se um tufão atinge 241 km/h – então se torna um "supertufão".
Caracteriza-se por uma tempestade violenta que ocorre em regiões tropicais ou subtropicais, produzida por grandes massas de ar em alta velocidade de rotação. Evidencia-se quando ventos os superam 50 km/h.
Os principais impactos destrutuivos incluem chuva pesada, fortes ventos, grandes marés ciclônicas no momento do landfall e até mesmo tornados. ... Após a passagem do ciclone, a devastação continua.
O tornado apresenta dimensões e duração bem menores que a de um furacão. Porém, esse fenômeno é capaz de gerar grandes catástrofes, como por exemplo, destruição de casas.
É comum se dizer que, quando um tornado aproxima, a pessoa deve deixar as janelas abertas com o objetivo de igualar a pressão dentro e fora da casa e minimizar os danos.
- Deve manter a calma e abrigar-se em locais seguros onde não possa ser atingido por objetos arrastados, evitando tocar em cabos/fios elétricos e deve afastar-se de materiais suspensos com risco de queda e de superfícies envidraçadas.
Afaste-se de janelas, claraboias e portas de vidro. O maior risco em um furacão é o de detritos voando ou de vidro quebrado. Para se proteger ainda mais, procure deitar no chão abaixo de algo resistente, como uma mesa. A água e a energia elétrica representam risco de eletrocussão durante um furacão.
“Kit” de Emergência
Os alimentos enlatados são os únicos que servirão para um furacão; não esqueça de ver a data de vencimento para checar se eles estão frescos. Sempre tenha tais mantimentos em mãos para casos de emergência....Leve os mantimentos junto com você.
Outro jeito de fazer tornado É preciso deixar a garrafa com água na parte de cima, e girar a garrafa superior como se estivesse mexendo um alimento grosso na panela. Assim, um tornado se forma, e a água passa para a garrafa de baixo.
Dicas
Se o problema for as chuvas constantes e fortes, é preciso proteger o telhado com lonas ou mantas impermeabilizantes. Para se proteger do granizo, uma opção é utilizar telhas de cimento, muito mais resistentes que as de cerâmica.
Como se proteger dos raios
Conforme a Defesa Civil, a principal recomendação é a busca por locais fechados, longe de espaços abertos onde objetos voando podem causar danos. Há também o alerta para cuidados na navegação, em momentos de mar agitado e ondas maiores durante os temporais.
Não deite no chão; - durante a tempestade, afaste-se de aparelhos e objetos ligados à rede elétrica, como TVs, geladeiras e fogões; - evite utilizar o telefone (a menos que seja sem fio ou celular); - afaste-se de janelas, tomadas, torneiras, canos elétricos e evite tomar banho.
Os vendavais são provocados pelo deslocamento violento de uma massa de ar. Normalmente são acompanhados de precipitações hídricas intensas e concentradas, que caracterizam as tempestades.