Como você já sabe, o vinho tinto é um tesouro natural rico em polifenóis, sendo um deles o excelente resveratrol, uma substância química rica em antioxidantes que, de acordo com a Clínica Mayo, nos ajuda a cuidar dos vasos sanguíneos, já que evita a formação de coágulos e reduz o chamado colesterol “mau”.
vinho só aumenta, comprovando que a bebida pode prevenir doenças cardíacas, diversos tipos de câncer e até ajudar no emagrecimento, na libido e em distúrbios como depressão e ansiedade.
O Cabernet Sauvignon do Chile, por ser cultivado em grande altitude, é o melhor, o mais rico em antioxidantes. Outros vinhos benéficos são Pinot Noir e Shiraz. Os italianos, surpreendentemente, têm concentração média de antioxidantes, e o Zinfandel tinto da Califórnia está entre os de concentração mais baixa.
Para obter todos os benefícios do vinho para a saúde, a melhor opção é o vinho tinto seco. Embora o branco também tenha muitas propriedades, o seu processo de elaboração não contempla as cascas e as sementes (elas são retiradas), que são a maior fonte de polifenóis da uva.
De modo geral os vinhos secos são menos calóricos que os vinhos suaves (doces) por não possuírem o mosto de uva ou álcool vínico adicionado. Nos vinhos tintos, das uvas de cascas escuras, temos antioxidantes e óleos benéficos à saúde!
O vinho suave é um vinho de qualidade mais baixa, fabricado com uvas comuns de espécies americanas como a Niágara, Concord, Herbermont, Isabel e outras. ... Já o vinho seco é chamado de vinho fino de mesa e é elaborado com uvas nobres, como Cabernet Sauvignon, Merlot, Chardonnay, entre outras da espécie vìtis vinífera.
O vinho meio seco oferece um alto teor de açúcar residual. Isso considerando o açúcar da uva e também o açúcar adicionado. ... Um vinho mais próximo de 25 gramas de açúcar por litro certamente será bem mais doce que aquele que tem 4, 5 ou 6 gramas por litro.
E para a saúde, qual deles é melhor? O vinho tinto possui uma maior quantidade de polifenóis que o branco. E é justamente este composto que torna o vinho uma bebida saudável, ele ajuda a eliminar as toxinas presentes em alimentos gordurosos, como a carne vermelha.
Quais os melhores vinhos para proteger o coração? O vinho branco possui uma boa quantidade de antioxidantes, mas o vinho tinto se destaca no quesito benefícios à saúde, devido à maior concentração de resveratrol nas uvas utilizadas na bebida.
1. O vinho branco, assim como o tinto e o rosé, também traz benefícios à saúde, ligados ao fato de a bebida ter baixo teor calórico, alta taxa de polifenóis e ação antioxidante.
Ou seja, quanto mais escura for uma bebida, mais taninos ela tem. E quanto mais taninos, maior é a sensação de “secura”. É por isso que os vinhos brancos costumam ser mais leves, apresentar um sabor mais frutado e ter acidez acentuada, enquanto os tintos são mais pesados e secos, mesmo em suas versões mais suaves.
O vinho rosé possui tons que podem variar do alaranjado até a cor púrpura, dependendo do tipo de uva e da fermentação. ... O processo é semelhante ao do vinho tinto, mas tem-se um cuidado para que a maceração não seja muito estendida, apenas para atingir a coloração que se deseja.
Vinho BrancoPode ser produzido a partir de uvas brancas: “blanc de blancs”: ou de uvas negras: “blanc de noir”. Sim, o vinho branco pode ser produzido com uvas tintas. Diferentemente do vinho tinto, o branco é servido gelado e é ótima companhia para peixes e frutos do mar.
As 12 uvas principais de vinho branco que você deve conhecer
Como Escolher o Melhor Vinho Branco
Chardonnay
TIPOS DE VINHOS
O vinho suave fino é elaborado com as uvas Vitis viniferas, que, ao contrário do que muita gente pensa, não dá origem a apenas vinhos secos. Dessa forma, há vinhos suaves feitos de uvas mais famosas, como a Cabernet Sauvignon, a Pinot Noir, a Merlot, a Chardonnay.
10 vinhos baratos (e bons) para apreciar sem sair de casa
Tem vinho suave bom e barato a partir de R$25,00.
Os 5 Melhores Vinhos Suaves em 2018
Quer você goste ou não, mas o clássico Pérgola Suave é o vinho mais vendido do Brasil em 2020, na verdade já é o mais vendido há 6 anos consecutivos. A Vinícola Campestre, dona do rótulo, confirmou a posição de LÍDER DE VENDAS na categoria VINHO NACIONAL em 2020, em estudo realizado pela Nielsen.
6 dicas para comprar vinho bom e barato
Detalhes no rótulo que ajudam a identificar um bom vinho Conferir o nome da casa produtora, o ano da safra, o nome do vinho, a região ou sub-região que ele foi produzido e a uva, são alguns dos cuidados que você deve ter na hora de escolher um rótulo.
O básico é saber que quanto maior o teor alcoólico do vinho, mais encorpado ele será, ou seja, mais forte será seu sabor. Já os vinhos com uma porcentagem de álcool mais baixa são mais leves e menos encorpados.
LEIA O RÓTULO
Pinot Noir
Vale a pena escolher bem sua adega Em primeiro lugar, pense no tamanho, ou capacidade de garrafas que deseja armazenar. Tendemos a ser conservadores nesse item e, às vezes, sucumbimos a tamanhos inaceitáveis como as de quatro e até oito garrafas que vemos à venda em tantos lugares.