Narrativa bíblica. O Evangelho de Marcos fala apenas de um homem chamado Bartimeu (literalmente "filho de Timeu") como estando presente quando Jesus deixava Jericó, tornando-o uma das pouquíssimas pessoas curadas por Jesus e que sabemos o nome.
Lista dos milagres
Tendo assim falado, cuspiu no chão e, fazendo lodo com o cuspo, aplicou-o aos olhos do cego, dizendo: Vai lavar-te no tanque de Siloé (que quer dizer, "Enviado"). Ele foi, lavou-se e voltou com vista.
Em resumo Timeu foi perseguido, preso e morto crucificado por causa da organização de revoltas na região. Após a morte de Timeu, o mal passa para o filho e os romanos mandam arrancar os olhos de Bartimeu para evitar que se tornasse um revoltoso tão perigoso como foi seu pai.
Timeu, pai do cego Bartimeu que foi curado por Jesus foi um General que servia a Israel na unidade militar de Betel e que se aposentando do serviço militar tornou-se um cidadão bem sucedido na região, um forte comerciante.
A história de Bartimeu relata que ele era um homem mendigo que pairava sobre Jerico, pedindo moedas e sofria com uma grande marca, ele era cego. Muitos interpretavam que ele era cego por resultado de pecados etc. Bartimeu tinha como pai, timeu.
Lucas Jesus perguntou ao cego: Que queres que eu te faça? Respondeu ele: Senhor, que eu torne a ver. Então, Jesus lhe disse: Recupera a tua vista; a tua fé te salvou.
Jesus manifestou-se aos seus discípulos e, depois de comerem, perguntou a Simão Pedro: 'Simão, filho de João, tu me amas mais do que estes?' ... E disse de novo a Pedro: 'Simão, filho de João, tu me amas?' Pedro disse: 'Sim, Senhor, tu sabes que eu te amo'. Jesus disse-lhe: 'Apascenta as minhas ovelhas'.
Pedro fala em nome do grupo e faz uma solene profissão de fé: “Tu és o Messias, o Filho de Deus vivo”. Ao que Jesus responde? ... A pergunta de Jesus: “ E vós, quem dizeis que Eu sou”?, pede que os discípulos tomem uma decisão pessoal em relação a Ele.
Diante da pergunta: “O que queres que eu te faça?”, o cego de Jericó respondeu de forma muito clara: “Mestre, eu quero ver!” (Marcos 10:51). ... Pouco antes, o Senhor Jesus Cristo fez essa pergunta a dois de seus discípulos, Tiago e João (Marcos 10:36).
O que diz o povo quem eu sou? E eles disseram: Muitos dizem que tu és João ressuscitado, aquele que se utiliza da iniciação; outros dizem que tu és Elias; e ainda outros, que tu és Jeremias, Isaías, ou um dos antigos profetas.
Sua vida é o resulto de uma visão específica e direcionada. Se a nossa visão é fraca, tornamo-nos limitados e derrotados, nossas atitudes e ações se tornam debilitadas e impotentes, o que certamente irá gerar derrotas.
No contexto islâmico, Jesus (transliterado como Isa) é considerado um dos mais importantes profetas de Deus e o Messias. Para os muçulmanos, Jesus foi aquele que trouxe as escrituras e é filho de uma virgem, mas não é divino, nem foi vítima de crucificação.
Deus foi concebido como pessoal ou impessoal. No pensamento monoteísta, Deus é o Ser Supremo e principal foco de fé. No teísmo, Deus é o criador e sustentador do Universo, enquanto no deísmo, Deus é o criador, mas não o sustentador do Universo. No panteísmo, Deus é o próprio Universo.
Jó é apresentado como homem extrema- mente correto, inculpável, íntegro, irrepreensível, justo, precavido.