O modelo campanhista – influenciado por interesses agroexportadores no início do século XX – baseou-se em campanhas sanitárias para combater as epidemias de febre amarela, peste bubônica e varíola, implementando programas de vacinação obrigatória, desinfecção dos espaços públicos e domiciliares e outras ações de ...
O modelo hospitalocêntrico tem como características, a atuação centrada no hospital como locus de atuação, nas ações centradas no médico, no corpo dividido em partes, nas especialidades médicas, na doença e na cura desta.
As necessidades necessárias incluem a liberdade, a autonomia, a auto-realização, a auto-determinação, a atividade moral, a reflexão, entre outras.
Assim, a prática sanitária passa a ser a busca da cura dos indivíduos que manifestaram alguma doença. Trata-se do início da era terapêutica que, a partir da Segunda Guerra Mundial, já no século XX, foi reforçada pelo desenvolvimento moderno do Estado de bem-estar e por aumento dos recursos públicos ao setor saúde.
Aplique o conceito: jogue lixo no lixo e não deixe o meio ambiente poluído. A mudança consciente motivada por necessidades sentidas fará com que pequenos cidadãos cuidem de seu próprio corpo como também do meio em que vivem.