EQST

Quais As Principais Caractersticas Do Lipdio?

Quais as principais características do lipídio?

Os lipídios são compostos com estrutura molecular variada, apresentando diversas funções orgânicas: reserva energética (fonte de energia para os animais hibernantes), isolante térmico (mamíferos), além de colaborar na composição da membrana plasmática das células (os fosfolipídios).

Qual a estrutura dos lipídios?

Estrutura dos Lipídios Os lipídios são ésteres, isso quer dizer que são compostos por uma molécula de ácido (ácido graxo) e uma de álcool (glicerol ou outro).

Quais são os tipos de lipídios?

Tipos de lipídios Assim, eles são ser classificados em glicerídeos, fosfolipídios, esterídeos e cerídeos. Confira mais detalhes: os lipídios mais simples são os triglicerídeos, ou triacilgliceróis. Eles são compostos por três ácidos graxos, unidos com ligações éster ao glicerol.

Quais são os lipídios essenciais?

Existem quatro tipos principais de lipídios. São eles: glicerídios, cerídeos, fosfolipídios e esteroides. Os glicerídeos são facilmente encontrados nos alimentos de origem animal, como carnes, leite, óleos vegetais, ovos e queijos.

O que são lipídios essenciais?

Os ácidos graxos essenciais são gorduras (lipídios) essenciais para todas as células do nosso corpo. Exercem funções importantes no organismo – incluindo a produção de energia, o transporte de gorduras do fígado para os tecidos do corpo, o crescimento normal das células.

Quais são os lipídios simples?

Os lipídios simples são aqueles que, quando sofrem hidrólise (quebra de uma molécula pela água) total, originam somente ácidos graxos e álcoois. Como exemplo temos gorduras, óleos e ceras. ... Nesse grupo incluim-se, por exemplo, os fosfolipídios, que apresentam, ainda, ácido fosfórico e um composto nitrogenado.

Quais são os lipídios simples e complexos?

Os lipídios simples ou ternários são compostos apenas por átomos de carbono, hidrogênio e oxigênio. Já os lipídios complexos ou compostos, além de possuírem os átomos presentes nos lipídios simples, apresentam átomos de outros elementos, como o fósforo.

Quais são os lipídios de reserva?

Os mais simples são os triglicerídeos, ou triacilgliceróis, que são compostos por três ácidos graxos, unidos com ligações éster ao glicerol. Eles são formas de armazenar energia, chamados de gordura de reserva e são eficientes para o isolamento térmico. Ácidos graxos também formam lipídios estruturais.

O que é lipídios exemplos?

Os lipídios mais conhecidos são representados pelos óleos e pelas gorduras e têm, basicamente, função energética, da mesma forma que os carboidratos. ... São exemplos de alimentos ricos em lipídios: leite integral, ovos, castanha de caju, coco, azeite e carne com gordura.

Onde se encontram os lipídios?

Alimentos ricos em lipídios

  1. Abacate. Abacate. O abacate é uma fruta rica em gorduras boas e ômega 3. ...
  2. Azeite de oliva. Azeite de oliva. ...
  3. Carne bovina. Carne bovina. ...
  4. Castanha-do-Brasil. Castanha-do-Brasil. ...
  5. Chocolate amargo. Chocolate amargo. ...
  6. Coco. Coco. ...
  7. Linhaça. Linhaça. ...
  8. Manteiga. Manteiga.

Como os lipídios são encontrados no organismo?

As gorduras ou lipídios funcionam como um isolante térmico do corpo, protegendo os órgãos internos e, também, fornecendo energia (de absorção mais lenta). Entra na formação das membranas celulares, podendo ser encontrado também dentro das células, como substância de reserva nutritiva e fonte de energia.

Como e onde os lipídios são armazenados no organismo humano?

- Nos humanos são armazenados nos adipócitos, células que compõe o tecido adiposo. presentes na bile, e fazem parte da monocamada externa das lipoproteínas. Os lipídios que não contêm ácidos graxos não são saponificáveis.

Onde os lipídios são armazenados em animais e vegetais?

Eles fazem parte da composição da membrana celular, de alguns hormônios. os lipídios são armazenados nos animais no tecido adiposo e nos vegetais em sementes e frutos na forma de triglicerídeos, esfingolipideos e as ceras que revestem as folhas e o caule .

Como ocorre a queima de lipídios como combustível celular?

As mitocôndrias são o centro de energia da célula. Nos seus músculos ou fígado, elas tiram um pouco de gordura (estocada como triglicérides) das suas células adiposas e a colocam num processo metabólico que a transforma em calor, dióxido de carbono, água e ATP (trifosfato de adenosina).

Como ocorre a quebra dos lipídios?

A digestão dos lipídios da dieta e seus metabólitos se inicia na boca, com a salivação e a mastigação. A lipase lingual liberada pelas glândulas serosas da língua, junto com a saliva, inicia a hidrólise dos ácidos graxos (AGs) dos triacilgliceróis (TGs).

Como ocorre a oxidação dos lipídios?

A oxidação lipídica envolve uma série complexa de reações químicas, que ocorre entre o oxigênio atmosférico e os ácidos graxos insaturados. Essas reações ocorrem em três estágios: Iniciação, propagação e terminação. O oxigênio adiciona-se ao radical livre e forma um radical peróxido.

Como ocorre o metabolismo dos lipídios?

O metabolismo lipídico ou metabolismo dos lipídios ocorre no fígado, estes lipídios são provenientes de duas fontes: dos alimentos ingeridos e da reserva orgânica que é o tecido adiposo. ... Estas partículas ativam as lipases pancreáticas, enzimas responsáveis pela digestão de lipídios.

Como ocorre a síntese de lipídeos no fígado?

A síntese de ácidos graxos ocorre principalmente no fígado e glândulas mamárias, e em menor grau, no tecido adiposo e no rim, o processo incorpora os carbonos da acetil CoA na cadeia de ácido graxo em formação, utilizando ATP e NADPH.

Que enzimas atuam sobre os lipídios onde agem?

Lipase: facilita a digestão de lipídios; Protease: atuam sobre as proteínas; Urease: facilita a degradação da ureia; Ptialina ou Amilase: atua na degradação do amido na boca, transformando-o em maltose (molécula de menor tamanho);

Como as enzimas agem sobre os substratos?

Enzimas são proteínas que atuam controlando a velocidade e regulando as reações que ocorrem no organismo. Elas catalizam reações químicas específicas atuando sobre substratos específicos e em locais específicos desses substratos. A ação das enzimas pode ser influenciada por alguns fatores, como a temperatura elevada.

Onde é produzida a enzima lipase?

A lipase é uma enzima digestiva produzida principalmente no pâncreas e tem como função quebrar a gordura da alimentação em moléculas menores, para que assim possam ser absorvidas pelo intestino. Além do pâncreas, a boca e o estômago também produzem um pouco de lipase para facilitar a digestão.

Qual o mecanismo de ação de uma enzima?

O mecanismo de ação é praticamente o mesmo para todas as enzimas: a enzima forma um complexo com o substrato, a reação desenvolve-se e obtém-se o (s) produto (s). ... Sendo assim, fatores como temperatura e pH são capazes de alterar a atividade das enzimas e, conseqüentemente, a velocidade das reações por elas catalisadas.

Como é o mecanismo de catálise das enzimas?

A catálise enzimática ocorre quando as enzimas atuam como catalisadores biológicos, aumentando a velocidade das reações de nosso organismo. No nosso organismo ocorrem constantemente reações essenciais para a manutenção da vida. ... Essas transformações se dão de forma demasiadamente rápida graças à presença de enzimas.

O que deve o efeito do pH sobre a enzima?

O chamado pH ótimo é o pH em que a atividade enzimática é máxima. Gráfico da influência do pH na velocidade da ação de três enzimas diferentes. A Pepsina, que tem ação em pH ácido, a tripsina, que tem ação em pH básico, e a amilase salivar, que age em pH neutro.