Em termos legais, narcótico é qualquer tipo de droga cujo uso é proibido ou permitido somente com prescrição médica - tais como heroína, codeína, morfina e tramadol. A morfina é a droga padrão para aliviar a dor, sendo portanto usada na avaliação das outras drogas narcóticas.
O ópio, substância original desse grupo farmacológico, é extraído da papoula, nome popular do Papaver somniferum, uma das muitas espécies da família das Papaveráceas, que se caracteriza por apresentar folhas solitárias e frutos capsulados.
A palavra ópio em grego significa suco, o qual é obtido realizando-se incisões na cápsula de uma planta quando ainda verde, denominada Papaver somniferum, mais popularmente conhecida como papoula do Oriente, que é originária da Ásia Menor e cultivada na China, Irã, Índia, Líbano, Iugoslávia, Grécia, Turquia e sudoeste ...
Significado de Narcótico substantivo masculino Substância que amortece os sentidos, causando perda da sensibilidade e, quando consumida em quantidades excessivas, pode provocar euforia, estupor etc., podendo levar ao coma; droga.
Este é o programa de Narcóticos Anônimos (NA), sem fins lucrativos, de homens e mulheres que têm a droga como um problema. São adictos - pessoa cuja vida é controlada pelas drogas - que participam dos encontros, que estão se recuperando e se reúnem regularmente para ajudarem uns aos outros.
Os analgésicos prescritos mais poderosos são chamados de opioides, que são os compostos de ópio1. São feitos para agir sobre o sistema nervoso da mesma forma que as drogas derivadas da papoula, como por exemplo a heroína.
Remédios que contenham paracetamol, dipirona e ácido acetilsalicílico, por exemplo, podem viciar devido ao consumo frequente, já que são ingeridos com facilidade no caso de dores de cabeça e nas costas. Outro tipo de medicamento que precisa ter acompanhamento médico rigoroso são os calmantes.
Essa droga é, comumente, consumida por aspiração nasal, mas também pode ser injetada. Por aspiração, o efeito da cocaína demora 10 minutos, aproximadamente, para acontecer. Já por via intravenosa ela é instantânea e, em ambos os casos, costumam durar 30 minutos.
Inicialmente, a pessoa que usa a cocaína de maneira frequente apresenta falta de apetite e de sono, apresentando olheiras profundas. Quando ela não está sob o efeito da droga, pode-se notar certa apatia, falta de vontade em realizar atividades e um comportamento depressivo.
A cocaína causa uma euforia intensa e rápida, seguida imediatamente pelo oposto — depressão intensa, pressão alta e fissura por mais droga. As pessoas que a usam não comem nem dormem adequadamente. Elas podem experimentar taquicardia, espasmos musculares e convulsões.