A colonização da América do Norte teve como principais características a implementação do sistema de plantation nas colônias do Sul, manufaturas nas colônias do Norte, foi movida por motivos religiosos e tinha como objetivo principal criar colônias de população.
A América Inglesa corresponde à região dos Estados Unidos onde foram estabelecidas colônias de povoamento da Inglaterra. A América Inglesa contava com regiões autônomas e foi habitada em razão dos conflitos que aconteciam na Inglaterra por causa das disputas do comércio com o Oriente.
A América recebeu dois tipos de colonização: a de exploração e a de povoamento. ... O continente americano foi colonizado principalmente por portugueses, ingleses, espanhóis, franceses e holandeses. Porém, o processo de colonização aconteceu de forma distinta entre os países do continente.
O continente americano foi colonizado principalmente por portugueses, ingleses, espanhóis, franceses e holandeses. ... Por outro lado, os países que fazem parte da América Anglo-saxônica tiveram uma colonização de povoamento. Isso quer dizer que o interesse da metrópole era povoar e desenvolver o lugar.
Os europeus iniciaram, efetivamente, sua colonização da América depois da descoberta da rota marítima para a Índia no século XV. ... Ao navegarem para oeste, os navegadores europeus encontraram a América. Em seguida, os europeus trouxeram escravos africanos para servir como mão de obra na América.
A colonização espanhola na América começou com a chegada de Cristóvão Colombo às Antilhas em 1492. Colombo procurava um novo caminho para as Índias e convenceu-se de que o encontraria. ... Na conquista, os espanhóis consolidavam alianças com diversos povos indígenas.
O Conselho Real e Supremo das Índias era o órgão controlador da colonização, centralizado na Espanha e representado, na América espanhola, pelos Chapetones. As Casas de Contratação era o órgão responsável pelas negociações e pela arrecadação de impostos tanto na metrópole (Espanha) quanto nas colônias.
Na primeira etapa da colonização espanhola, uma forma de exploração do trabalho indígena foi a mais utilizada: a encomienda. Esta consistia que como prêmio de conquista as comunidades indígenas subjugadas eram obrigadas ao pagamento de tributos em gêneros ou prestações de trabalho.
Uma das modalidades de trabalho utilizada pelos espanhóis foi a mita, que também era conhecida pelos nomes de “repartimiento” e “cuatéquil”. Nesse sistema, amplamente empregado na extração e beneficiamento de minérios, os índios eram escalados por sorteio para uma temporada de serviços compulsórios.
Outra forma de exploração da mão-de-obra indígena foi a encomienda. Nesse sistema, o rei espanhol, na figura de seus administradores, concedia uma permissão à figura de um encomendero. ... Em troca, o encomendero era obrigado a oferecer a catequização a todos os indígenas postos sob a sua responsabilidade.
O principal objetivo desse sistema era o enriquecimento da burguesia através do Estado, de acordo com a doutrina do monopólio e do protecionismo. Os mercadores europeus faziam intervenções no comércio e na produção destinados à exportação, porém as colônias eram instrumentos geradores de riquezas.
A mita consistia em um trabalho compulsório onde parcelas das populações indígenas eram utilizadas para uma temporada de serviços prestados. Já a encomienda funcionava como uma “troca” onde os índios recebiam em catequese e alimentos por sua mão-de-obra. ... A ação dos espanhóis sobre a população indígena.
Visto que as colônias eram os territórios conquistados pela metrópole, a colônia de exploração servia como um gerador de lucro para a metrópole, que estava interessada em explorar os recursos da região conquistada e enviar todos os lucros obtidos para o país de origem.
Nesse sistema, amplamente empregado na extração e beneficiamento de minérios, os índios eram escalados por sorteio para uma temporada de serviços compulsórios. Por sua vez, os trabalhadores recebiam uma baixa compensação salarial pelo trabalho desenvolvido nas minas.
O Brasil foi Colônia de Exploração, já que a intenção portuguesa era só enriquecer com nossos recursos naturais e retornar à metrópole. Os resultados dos dois sistemas de colonização são facilmente notados.
Os termos colônias de exploração e colônias de povoamento referem-se aos respectivos modelos coloniais implantadas por potências europeias em seus processos de dominação política, econômica, cultural e militar das Américas no decorrer dos séculos XVI e XVII.
Na América países como: México, Venezuela, Colômbia, Bolívia, Chile, Argentina, Uruguai e Paraguai foram povoados por espanhóis. Exceto o Brasil que foi ocupado por portugueses que também ficaram com outros países da África; Angola, Moçambique, Guiné Bissau, Cabo Verde, etc.
Colonização de exploração
2. (MACKENZIE 1997) São características das Colônias de Povoamento implantadas no Continente Americano a partir do século XVII: a) trabalho compulsório, mercado interno, plantações de subsistência e Pacto Colonial.
Resposta. características da colônia portuguesa: civilizar, exterminar, explorar, povoar, conquistar e dominar. ... Já os termos explorar, povoar remete-se à exploração e povoamento do novo território (América).
Arroz, cana-de-açúcar e frutos. Colônia Brasil e continente América os produtos são : Cana-de-açúcar, algodão e tabaco.
Entre as semelhanças está o uso da mão de obra escrava africana, a instituição de uma administração colonial centralizada, institucionalização de monopólios comerciais da metrópole em relação à colônia e formação de sociedades coloniais fortemente marcadas pela hierarquização.