Modelo Construcionista : Ênfase na construção do conhecimento e não na instrução. A busca do conhecimento específico que o aluno precisa é que o ajudará a obter mais conhecimento. ... E o construcionista,o aluno usa o computador para construir conhecimentos,usando a criatividade e o educador é o mediador.
O Objetivo da Abordagem Construtivista da Educação Física é o desenvolvimento de habilidades que permitem se expressar no mundo, através da interação com o meio, com foco na crianção de conflitos e resolução de problemas motores.
Ensino conteudista é um termo utilizado para se referir a uma tradição de ensino que prioriza a transmissão de conteúdos por parte do professor, enquanto a metodologia de ensino e aprendizagem e o aluno são deixados em segundo plano.
O método Montessori foi criado por Maria Montessori e é um conjunto de práticas e filosofias sobre a criação das crianças. Já na pedagogia Waldorf, criada pelo filósofo austríaco Rudolf Steiner, estimula-se a imaginação da criança e tudo que ela tem de potencial. ...
Na tradicional, os alunos são agentes passivos de conhecimento dos professores. Na ativa, os alunos participam da construção do conhecimento, com o apoio dos docentes que agem como mediadores. Embora o professor seja a figura de suporte e fonte de consulta, os alunos têm a oportunidade de buscar soluções por si mesmos.
A metodologia ativa é um processo de ensino-aprendizagem no qual o aluno é colocado como protagonista e o professor assume um papel de suporte. Assim, a autonomia do aluno é estimulada de forma que ele seja capaz de construir o próprio conhecimento.
4 metodologias ativas para aplicar em sala de aula
Saiba quais são os principais métodos de pesquisa
Metodologias ativas segundo a BNCC
A metodologia tem foco em bebês e crianças de 0 a 3 anos e busca construir autonomia, motricidade livre e a segurança afetiva e social por meio da interação entre os próprios alunos.
As metodologias de ensino integram estratégias, técnicas e atividades voltadas a diferentes situações didáticas vividas em sala de aula para que o aluno possa se apropriar de conhecimentos. As metodologias de ensino têm um papel fundamental no processo de incremento da autonomia do aluno na aprendizagem.
Dado o contexto, é perceptível que a metodologia de ensino diz respeito aos critérios que moldam a forma como os educadores ministram as suas aulas e influenciam no modo como os alunos irão assimilar o conteúdo e produzir conhecimento. Diversos tipos de ferramentas podem ser utilizadas neste processo.
Tanto a Didática como a Metodologia estudam os métodos de ensino. ... A Metodologia estuda os métodos de ensino, classificando-os e descrevendo-os sem fazer juízo de valor. A Didática, por sua vez, faz um julgamento ou uma crítica do valor dos métodos de ensino.
No ensino de qualidade, não deve haver diferença entre a metodologia utilizada no ensino presencial e a distância. ... As estratégias de ensino devem incorporar as novas formas de comunicação e, também, incorporar o potencial de informação da Internet.