Tecido Muscular Estriado Cardíaco Este tecido possui contração involuntária, vigorosa e rítmica. É constituído por células alongadas e ramificadas, dotadas de um núcleo ou dois núcleos centrais. Apresentam estrias transversais, seguindo o padrão de organização dos filamentos de actina e miosina.
Através dos movimentos de contração e relaxamento, o sangue é bombeado para todo o corpo formando a circulação sitêmica e pulmonar. A fase de contração chama-se sístole e a de relaxamento, diástole.
Quando o coração é ativado eletricamente, o íon cálcio entra nas células cardíacas, por meio dos canais de cálcio, desempenhando dois papéis: ativar diretamente o mecanismo de contração e provocar a liberação maciça de cálcio vindo dos estoques existentes no retículo sarcoplasmático.
A contração em músculos esqueléticos ocorre graças à presença de duas proteínas importantes: a actina e a miosina.
Aproximadamente 99% do cálcio do organismo é armazenado nos ossos, mas o cálcio também pode ser encontrado nas células (sobretudo nas células musculares) e no sangue. O cálcio é essencial para: Formação dos ossos e dentes. Contração muscular.
Nas fibras musculares, observa-se as miofibrilas, que são feixes de filamentos. Elas são formadas por quatro tipos de proteínas: a miosina, a actina, a tropomiosina e a troponina. Entre essas proteínas, a actina e a miosina são encontradas em maior quantidade.
Função. Essas enzimas são importantes na contração muscular. ... Isso vai permitir que a cabeça de miosina se ligue ao miofilamento de actina e a contração inicie. Como o músculo liso não tem o complexo troponina-tropomiosina, esse mecanismo é a via principal de regulação da contração desse tipo muscular.
Os principais tipos proteicos
- Proteína estrutural: se ocupa da estruturação das células e dos tecidos. O colágeno encontrado na pele, nos ossos e na cartilagem é um exemplo deles.
Em média, as dietas costumam contemplar 15% de proteína, 55% de carboidrato e 35% de gordura. Mas, é claro, apenas aumentar a ingestão de proteínas não ajuda a perder peso.
como as proteínas não podem ser acumuladas nos organismos, elas precisam ser ingeridas, e uma dieta balanceada é de fundamental importância, pois a falta de proteínas ou o seu excesso pode causar danos ao metabolismo celular, gerando patologia.
As proteínas exercem as mais variadas funções: ajudam na formação estrutural dos organismos, atuam no metabolismo celular, ajudam a transportar substâncias, atuam na contração muscular, também constituem os anticorpos, que defendem nosso organismo, formam alguns hormônios, entre outras importantes ações.