A Semana de Arte Moderna foi uma manifestação artístico-cultural que ocorreu no Theatro Municipal de São Paulo entre os dias 13 a 18 de fevereiro de 1922. O evento reuniu diversas apresentações de dança, música, recital de poesias, exposição de obras - pintura e escultura - e palestras.
Características, autores e obras A prosa modernista da “Geração de 45” se divide urbana, regionalista e intimista. A obra de Clarice Lispector (1920-1977) é excelente representante da prosa intimista com obras como “A Cidade Sitiada” (1949), “A Paixão Segundo GH” (1964) e “A Hora da Estrela” (1977).
Com o fim da Segunda Guerra Mundial e a derrubada da ditadura de Getúlio Vargas, a geração de 1945, em virtude de um contexto de relativa tranquilidade política, foi marcada pela busca da pesquisa estética, sobretudo a pesquisa em torno da própria linguagem literária.
Principais características do movimento No campo da poesia, a Geração de 45 nega a liberdade formal, as ironias, as sátiras e outras características modernistas, buscando uma poesia mais equilibrada e séria (como a de João Cabral e Melo Neto).
Características da poesia concreta
Leia os versos em voz alta durante a redação.
Sempre abrir. A poesia concreta iniciou-se na década de 1950, precisamente em São Paulo na “Exposição Nacional de Arte Concreta”, ocorrida no Museu de Arte Moderna de São Paulo, em 1956.
Este movimento literário surgiu após as vanguardas europeias, que revolucionaram o modo de se fazer arte, seja na música, pintura ou literatura. Esses movimentos foram pensados de forma a romper com os padrões formais das artes que já haviam sido produzidas.