EQST

Quais Aneldeos Apresentam O Tipo De Respiraço Por Brnquias?

Quais anelídeos apresentam o tipo de respiração por brânquias?

Sistema respiratório dos anelídeos: As minhocas, sanguessugas e algumas espécies de poliquetas não possuem estruturas especializadas na respiração, por isso, trocam gases através da superfície corpórea. Outras espécies de poliquetas podem possuir brânquias para realizar a respiração no ambiente aquático.

O que são cerdas e para que serve?

São pequenos filamentos que auxiliam na locomoção das minhocas.

Quais as características dos poliquetas?

Os poliquetas são vermes segmentados pertencentes ao filo Annelida e compreendem um dos grupos mais diversos da macrofauna bêntica. São animais exclusivamente marinhos e a grande maioria das espécies é bentônica, isto é, vivem associados ao sedimento.

Como os poliquetas se alimentam?

Muitas espécies de poliquetas alimentam-se de detritos. Algumas engolem o sedimento do fundo de uma forma pouco ou nada selectiva. O sedimento é ingerido e o material orgânico aí existente é assimilado à medida que passa pelo tubo digestivo – são poliquetas detritívoros não selectivos.

Qual a diferença entre os poliquetas Oligoquetas e Hirudineas?

Não há parapódios (pequenas projeções do corpo que ajudam na locomoção) e nem cabeça diferenciada do restante do corpo. Poliquetas: Possuem muitas cerdas em cada anel. ... Os poliquetos são carnivoros. Aquetas: Também chamados de hirudíneos, não possuem cerdas e apresentam ventosas que ajudam na fixação e locomoção.

O que significa o termo Oligoquetas?

adj. ( Classe de anelídeos hermafroditas, de corpo segmentado, sem diferenciação da região cefálica, que habitam solo úmido ou água doce, e cujos representantes mais comuns são as minhocas.

O que distingue um Oligoqueto de uma Hirudíneo?

Os poliquetas, oligoquetas e hirudíneos são classes de animais anelídeos. São os anelídeos que possuem como principal característica a existência de muitas cerdas (parapódios) nas regiões laterais do corpo. ... Os poliquetas, ao contrário dos oligoquetas, não possuem clitelo.

O que é oligochaeta?

Oligochaeta (do grego ὀλίγος "pouco" e χαίτη "cerda"; "poucas cerdas") é uma subclasse de Clitellata que compreende cerca de 5000 espécies, a maioria vivente em água doce ou ambientes terrestres. Cerca de 200 espécies invadiram com sucesso águas salobras e marinhas.

O que significa dizer que os anelídeos possuem Metameria?

O corpo segmentado é visível externamente na forma de anéis, com sulcos bem marcados separados um dos outros. Algumas estruturas, como os órgãos excretores e os gânglios do sistema nervoso, se repetem internamente em cada segmento, também chamado de metâmero. Dizemos por isso que o corpo dos anelídeos é metamerizado.

Por que o Grupo dos anelídeos tem esse nome?

O nome annelida, ou simplesmente anelídeos, vem do latim annulus que significa anel. Este nome faz referência a uma das principais características do grupo: o corpo segmentado numa série de anéis chamados de metâmeros.

Por que podemos afirmar que os anelídeos são os vermes mais evoluídos?

Resposta. Porque possuem órgãos é sistemas mais desenvolvidos,como os órgãos de circulação,reprodução e digestão.

Quais são os principais grupos de anelídeos?

Há três grupos de anelídeos: oligoquetos, poliquetos e aquetos. Pelo significado dessas palavras, é possível identificar como são as cerdas (quetos) desses animais: oligo significa "poucos"; poli significa "muitos"; e a significa "sem".

Quais são as características dos anelídeos?

Filo do Reino Animal constituído por animais invertebrados triblásticos, celomados, de corpo cilíndrico, possuindo simetria bilateral e metamerização interna e externa do corpo, formado por vários anéis. Seus representantes, com ampla distribuição, habitam ambientes aquáticos ou terrestres.

Qual é a característica dos anelídeos que dá o nome ao grupo?

Os anelídeos são animais pertencentes ao filo Annelida e que possuem o corpo alongado e cilíndrico com inúmeros anéis dispostos em sequência, o que justifica o nome do filo. São animais encontrados em ambientes de água salgada ou doce e também em ambientes úmidos, de terra firme.