São Jorge Mártir cristão Ao ter conhecimento dos planos do imperador Diocleciano de matar todos os cristãos, revoltou-se. Jorge distribuiu toda a sua riqueza aos pobres e permaneceu fiel a fé cristã. O imperador mandou matá-lo no dia 23 de abril de 303.
As manchas na lua representam o santo e sua espada, a postos para defender aqueles que rogam pela sua ajuda. Outras fontes dizem que a história teria começado na Umbanda, tratando de Ogum, que é o santo da Guerra, e detentor da energia masculina.
Os fiéis da Igreja Católica celebram São Jorge, o santo guerreiro, nesta sexta-feira (23), com uma programação que terá restrições como forma de respeito às medidas de segurança à Covid-19, em algumas paróquias da região.
A canonização ocorreu no ano de 494 e, em virtude de não haver fatos inquestionáveis que atestassem existência e os feitos de São Jorge, o Papa Gelasio I justificou o processo declarando-o entre aqueles “cujos nomes são reverenciados pelos homens com justiça, mas cujos atos são conhecidos apenas de Deus”.
Num culto que teve seu auge na Idade Média, ele é um dos santos mais populares do mundo. Afinal, Jorge deu a vida em nome do cristianismo. Duelou com um dragão para salvar uma princesa ainda donzela e libertar toda uma vila. ... Criado no cristianismo, seguiu para a Palestina com a mãe após a morte de seu pai.
Oração de São Jorge Eu andarei vestido e armado com vossas armas para que meus inimigos, tendo pés, não me alcancem; tendo mãos, não me peguem; tendo olhos, não me enxerguem nem pensamentos possam ter para me fazerem mal.
O dia 23 de abril é a data em que muitas pessoas acendem velas para São Jorge. A data é importante no calendário católico a ponto de ser feriado em determinadas regiões.
Feriadões 2021 O feriadão de São Jorge, no estado do Rio de Janeiro, é formado pela emenda do feriado nacional de Tiradentes (21 de abril), que cai numa quarta-feira, com o feriado estadual de São Jorge (23 de abril).
O Dia de São Jorge é comemorado anualmente em 23 de abril e é considerado um feriado estadual do Rio de Janeiro. A data é celebrada por várias nações e culturas para quem o santo é patrono, como Reino Unido, Portugal, Geórgia, Catalunha, Bulgária e outros.
O dia 23 de abril foi escolhido para ser o Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor pela Unesco, em sua XXVIII Conferência Geral, ocorrida em 1995. Essa data homenageia os escritores Inca Garcilaso de la Vega, Miguel de Cervantes e William Shakespeare, que, coincidentemente, morreram em 23 de abril de 1616.
O Dia do Jornalista, comemorado em 7 de abril, foi instituído em 1931, por decisão da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), como homenagem ao médico e jornalista Giovanni Battista Líbero Badaró, morto por inimigos políticos em 1830.
Feriados nacionais para o ano de 2021
O ano de 2020 promete mais dias de descanso do que 2019. Dos 12 feriados nacionais, 11 caem em dias de semana e dez podem ser emendados com sábados e domingos. ... A Paixão de Cristo (sexta-feira) será no dia 10 de abril. A segunda-feira e a terça-feira de carnaval cairão nos dias 24 e 25 de fevereiro, respectivamente.
Ano terá nove feriados nacionais e dois prolongados. Carnaval e Corpus Christi não são feriados nacionais e não entram nessa conta. O calendário de 2021 terá nove feriados nacionais, sem contar os feriados estaduais e municipais, como o do Dia da Consciência Negra e aniversários das cidades.
dia 16 de fevereiro
Festa estava prevista para ocorrer em maio ou julho deste ano. Pandemia de coronavírus provocou o cancelamento no evento na cidade. O prefeito Bruno Covas (PSDB) anunciou o cancelamento, em definitivo, do carnaval 2021, devido à pandemia de coronavírus.
Não haverá blocos ou desfiles no Carnaval 2021 do Rio de Janeiro. ... A medida é mais uma tomada para reduzir o risco de aumento dos casos de Covid-19 na cidade do Rio de Janeiro. Lembrando que o carnaval este ano acontece nos dias 15/02 (segunda-feira) e 16/02 (terça-feira), além do dia 17/02, quarta-feira de cinzas.
O feriado será mantido na terça-feira (16) no estado e no município. A prefeitura justificou a suspensão do ponto facultativo como uma das medidas para evitar aglomerações na cidade, que obedece ao planejamento conjunto de diversos órgãos para o período de carnaval.
Em 2021, o feriado está mantido, mas não haverá blocos ou desfiles. O adiamento da folia foi orquestrado com a Liesa (Liga Independente das Escolas de Samba) e representantes dos blocos de carnaval tradicionais da cidade, originalmente para os dias 11 e 12 de julho.