É ele quem faz o diagnóstico do paciente e prescreve a medicação se necessário. Psicólogo é o terapeuta formado na faculdade no curso de psicologia. Na terapia ele vai ajudar a analisar principalmente de acordo com o consciente do paciente. Psicanalista é o terapeuta que fez curso de psicanálise.
A diferença está em suas especifidades e maneiras de trabalhar as questões psíquicas. A Psicanálise direciona-se para as questões do Inconsciente, enquanto que uma Psicoterapia Comportamental volta seu olhar para o comportamento o humano.
Descubra qual tipo de terapia é a ideal para você
As terapias de orientação psicanalítica são caracterizadas por um trabalho entre o terapeuta e o paciente (transferência). ... Após algumas sessões iniciais, conhecidas como entrevistas preliminares, o paciente deita-se no divã e o psicanalista senta-se um pouco atrás, de modo que o paciente não vê diretamente o analista.
O objetivo da terapia psicanalítica é liberar emoções e experiências reprimidas, isto é, conscientizar o inconsciente. É ter uma experiência catártica, de cura, para que a pessoa pode ser ajudada. Psicólogos psicanalistas veem problemas psicológicos como enraizados na mente inconsciente.
A primeira sessão é considerada uma entrevista, é o momento no qual busco informações sobre a demanda do paciente, sobre o que exatamente ele (a) quer dizer, então, abro espaço para que fale sobre sua necessidade, o que o levou a buscar a terapia.
Para ser psicanalista é necessário possuir curso superior completo em qualquer área (pré-requisito), concluir o Curso Livre de Formação em Psicanálise (teoria e técnica), submeter-se à sessões de análise didáticas (durante o Curso e no início das atividades como psicanalista) e ser supervisionado por um psicanalista ...
Recomenda-se realizar duas ou três entrevistas. Na primeira é interessante agendar um horário mais flexível, pois pode durar entre uma e uma hora e meia, sem que comprometa o horário do próximo paciente. Para Freud [1913(1976)], o assunto para iniciar a entrevista geralmente é de escolha do paciente.
Não é possível precisar quanto tempo dura uma psicanálise. Só podemos precisar que a psicanálise é um processo longo, que demanda alguns anos de trabalho. Interessante destacar que quando ela foi criada, as análises costumavam demorar pouco tempo: cinco ou seis meses, no máximo.