Hoje, as cidades brasileiras têm 90% dos sinais de trânsito voltados apenas aos motoristas. A sinalização para pedestres e ciclistas está concentrada apenas em áreas de conflito com o tráfego de carros. É praticamente um convite da cidade para que as pessoas não andem a pé ou de bicicleta.
A fiscalização de trânsito, além de mantenedora da eficácia das normas legais, cumpre com o papel de agente educadora, por meio da orientação e da conscientização de pedestres e condutores de veículos nas vias públicas.
Além de fazer parte dos direitos e deveres de todos inseridos no espaço público, a educação no trânsito ensina valores essenciais para a formação do caráter de um bom cidadão, como cordialidade, respeito, solidariedade e senso de responsabilidade.
Por que é importante adotar a sinalização de segurança? Fazer a sinalização de segurança corretamente ajuda o colaborador a saber como deve se comportar em determinado local ou situação. Afinal, as cores definidas pela NR 26 comunicam, de forma clara e direta, a existência de riscos, contribuindo para evitar acidentes.
A sinalização de emergência tem como finalidade reduzir o risco de ocorrência de incêndio, alertando para os riscos existentes e garantir que sejam adotadas ações adequadas à situação de risco, que orientem as ações de combate e facilitem a localização dos equipamentos e das rotas de saída para abandono seguro da ...
Sinalização de segurança: alerta ao trabalhador sobre situações perigosas, atitudes indevidas no ambiente de trabalho, orienta sobre os equipamentos de proteção necessários para evitar acidentes em determinada atividade. Sinalização de emergência: servem para orientar os funcionários em situações de emergência.
vermelha: utilizada para símbolos de proibição, emergência, e identificação de equipamentos de combate a incêndio e alarme; b. verde: utilizada para símbolos de orientação e salvamento; c. preta: utilizadas para símbolos de alerta e sinais de perigo.
ABAIXO, UMA RELAÇÃO DOS TIPOS DE SINALIZAÇÃO USADOS EM LOCAIS DE TRABALHO: