Mas, em 2006, uma mudança na definição da União Astronômica Internacional sobre o que é um planeta fez com que Plutão mudasse de categoria para planeta anão. Ele cumpre dois dos critérios para ser enquadrado como planeta, mas não um terceiro, o de ter uma órbita livre.
Explicação: Plutão, em 2006, foi rebaixado a planeta anão por não atender um dos critérios estabelecidos pela IAU: possuir uma órbita autônoma, ou seja, não ser o seu movimento de translação alterado pela gravidade de outros planetas. No caso de Plutão, sua órbita recebe a influência de Netuno.
Os cientistas acreditam que a atmosfera de Plutão seja composta por nitrogênio com metano, acetileno e etileno. Ela é ainda mais fria do que se esperava: perto da superfície do planeta a temperatura chega a -197,2ºC. Mais longe da atmofera a temperatura aumenta um pouco por conta do metano, chegando a -127,2ºC.
Há pouco mais de 13 anos Plutão foi rebaixado de "planeta" para "planeta-anão", e, desde então, essa classificação comove fãs de astronomia ao redor do mundo.
Plutão foi descoberto em 1930 por Clyde Tombaugh e até 2006 foi considerado o nono planeta do Sistema Solar. ... Em 2006 a União Astronômica Internacional (UAI) criou uma definição formal do termo "planeta", a qual fez Plutão deixar de ser planeta e ganhar a nova classificação de planeta anão, juntamente com Éris e Ceres.
De acordo com a composição, os planetas podem ser divididos entre rochosos e gasoso. ... São planetas rochosos mercúrio Vênus terra e Marte. Já os planetas gasosos são os feitos basicamente de gás em que podemos citar Júpiter saturno urano Netuno, espero ter ajudado!
Resposta: Sera Éris como o décimo planeta do nosso Sistema Solar, ou teriam que mudar a definição de planeta, já que eles possuíam algumas característica diferentes.
Sistema Solar
Ou o sistema planetário em 1 km
O Sistema Solar
Mercúrio pode se aproximar a até 77,3 milhões de quilômetros da Terra, mas ele só se aproximará a 80 Gm (gigametros) no ano 28 622.
milhas
Isso ocorre porque a órbita terrestre é quase circular. Nosso cálculo mostrou que a variação de temperatura causada pela diferença de distância ao Sol é bem menor do que a ocasionada pela variação da insolação devido à inclinação do eixo imaginário terrestre.
365 dias
365 dias
Afinal, cientificamente falando, um ano nada mais é que uma volta ao redor do Sol. Estamos mais ou menos no mesmo ponto hoje que há 365 dias. ... Dessa forma, no chamado calendário Gregoriano, aplicado desde 1752, anos que se podem dividir por 100 mas não por 400 (como 2100, por exemplo) não serão anos bissextos.
Movimento de rotação da Terra Além de transladar em volta do Sol, a Terra também realiza uma revolução em torno do seu próprio eixo a cada período de aproximadamente 24 h. Isso faz com que estejamos sujeitos a uma aceleração centrípeta produzida pelo movimento de rotação.
Movimento de translação. A Translação é o movimento que a Terra realiza em torno do Sol e assim percorrendo uma órbita elíptica. O movimento de translação é realizado em aproximadamente 365 dias, 5 horas e 48 minutos.