Por que devemos colocar curativo no dente e para que serve? Quando nos ferimos é natural colocar um curativo sobre o machucado, para que proteja ele, certo? Mas quando é no dente, o que fazemos?
O curativo no dente está presente em todo consultório odontológico devido ao uso em procedimentos rotineiros e o auxílio em tratamentos recorrentes no dia a dia dos dentistas. É uma técnica comum para proteger um elemento dentário que passa por algum procedimento feito em duas etapas.
Voltarei na clinica na próxima 2ª feira para cancelar tudo e requerer a devolução do valor de quase $ 500,00 para pagar o bloco que acabou não sendo posto no dente e cancelar o plano de 18 meses. Para não ter outros problemas, peço que tudo seja resolvido e cancelado e o valor que paguei para um serviço que não foi feito seja devolvido na próxima 2ª feira, 13/11.
Muitos acham que curativo no dente e restauração dentária são sinônimos. Porém, a restauração, por ser um processo definitivo, tem uma duração a longo prazo. Ela é responsável por uma melhora da mastigação, que foi comprometida por algum dano, por exemplo.
Sim, é necessário e muito importante que seu paciente faça a higienização bucal corretamente. A escovação com o curativo no dente deve se realizar normalmente, após as refeições e sempre utilizando o fio-dental.
Diante disso, solicito que na próxima 2ª feira, 13/11/2023, seja feita a restituição desse valor e o cancelamento do plano odontológico de 18 anos meses que a Odonto Company me levou a assinar para ser atendida pela primeira vez no dia 9/11/2023.
Por último, lembre-se: o curativo no dente não é restauração definitiva. Afinal, quanto mais rápido for feita a intervenção definitiva maiores são as chances de sucesso no seu tratamento.
O curativo no dente é indicado, em geral, para casos de traumatismo dentário (quebra do dente), estágio avançado de cárie e problemas com a restauração.
Não é aconselhável remover o selante em casa, porque os materiais que são aplicados apresentam certa rigidez e apenas com a utilização de brocas apropriadas o material pode ser totalmente removido.
Como esses procedimentos mexem no interior do dente, o curativo serve para que a cavidade dentária não fique exposta a impurezas e a proliferação de microrganismos durante o tempo que o dente está sendo tratado.
Quando acontece situações como a de uma restauração dentária quebrar ou cair pode ser necessário fazer um tratamento de canal (ou não), mas, depois do devido tratamento, o profissional pode colocar o curativo.
Entre as mais comuns, destacamos as dores mais fortes, formação de abcesso dentário, gosto ruim na boca, comprometimento do osso ao redor do dente por alguma infecção e outros motivos.
Vai depender do caso clínico de cada paciente. Porém, de forma geral, o dentista deve higienizar a região danificada na boca e, em seguida, colocar o curativo, para evitar o contato do dente ou da restauração quebrada, por exemplo, com os microrganismos presentes na cavidade bucal.
Dessa forma, é interessante que você faça uma recomendação para que o paciente invista em escovas de dentes com cabeça pequena e cerdas macias a ultra macias, já que essas medidas podem ajudar a impedir a quebra do curativo antes do tempo de remoção.
É importante adotar alguns cuidados para que sua experiência com o curativo selante seja um problema, como evitar mastigar em cima do dente, realizar a higiene bucal de forma completa, não tentar removê-lo e voltar ao dentista no momento determinado.
Depois de ler este artigo e entender um pouco melhor sobre o curativo do dente, esteja atento e siga as recomendações do profissional. Como você já aprendeu aqui, não caia no erro de achar que o curativo representa o tratamento de canal ou ainda que não precisa adotar outros cuidados porque a dor parou.
É comum que muitos pacientes apresentem um alívio na sintomatologia dolorosa ou se sentem seguros logo após a cavidade dentária ser recoberta pelo material provisório e não foram mais ao dentista.
O fato de que em alguns casos, não é possível terminar o tratamento na mesma consulta. Com isso, para que o dente não fique aberto e exposto a bactérias ou outras sujeiras até o fim do procedimento é colocado um curativo nele.
Ele deve ficar no dente por um período de 7 a 30 dias. Nesse tempo, é importante adotar alguns cuidados, como evitar mastigar em cima do dente, realizar a higiene bucal de forma completa, não tentar removê-lo e voltar ao dentista no momento determinado.
Na verdade, depende. Muitos pacientes relatam dor, enquanto outros só descobrem o problema durante a visita ao dentista. Ambos os casos são possíveis. Isso porque a cárie só dói quando atinge as partes mais sensíveis do dente, como a dentina e a polpa.
5 dicas para diminuir as chances das cáries aparecerem
Quando se trata de eliminar a cárie, é comum que a restauração dentária sempre o procedimento mais conhecido. Entretanto, de acordo com o dentista, o procedimento é indicado apenas em alguns casos específicos.
A cárie dentária é uma destruição dos tecidos calcificados do dente (chamados de esmalte, dentina e cemento) através do ataque dos ácidos produzidos por bactérias presentes na boca. Essa produção de ácidos é maior com o consumo de açúcar e em casos onde há falta de higiene bucal.
A dentina é a parte do dente existente entre o esmalte e a polpa dentária. Quando a cárie atinge a dentina, o nível de dor começa a intensificar-se, podendo sentir uma dor aguda no dente infetado.