Pirâmide energética é uma representação gráfica e que mostra como o fluxo de energia e matéria flui em um ecossistema ou cadeia alimentar. ... O fluxo de energia se move através das camadas da pirâmide de energia de baixo para cima e é gradualmente reduzido à medida que a energia é usada pelos organismos em cada nível.
Biomassa é toda matéria orgânica, de origem vegetal ou animal, utilizada na produção de energia. Ela é obtida através da decomposição de uma variedade de recursos renováveis, como plantas, madeira, resíduos agrícolas, restos de alimentos, excrementos e até do lixo.
A biomassa é utilizada na produção de energia a partir de processos como a combustão de material orgânico produzida e acumulada em um ecossistema, porém nem toda a produção primária passa a incrementar a biomassa vegetal do ecossistema.
Há países que empregam milho (caso dos Estados Unidos) e beterraba (da França) para a sua produção. O sistema à base de cana-de-açúcar empregado no Brasil é mais viável do que os utilizados nos Estados Unidos e na França. Biogasolina: substituta da gasolina, produzida de matéria-prima vegetal (açúcar, celulose etc.).
Alguma das vantagens da Biomassa está no baixo custo de sua aquisição; A não emissão de dióxido de enxofre, tão poluente ao meio ambiente; As sobras de cinzas são menos agressivas ao meio ambiente que as provenientes de combustíveis fósseis; Menor corrosão dos equipamentos (cadeiras, fornos, etc.)
A bioeletricidade preserva o meio ambiente, ajuda a manter a camada de ozônio e tem papel fundamental para complementar a energia hidroelétrica (gerada pelas águas).
Vantagens da Energia Eólica
desvantagens:A geração de energia das marés depende do vento e das condições do mar e, portanto, não há certeza de que os resultados serão positivos;É necessário um alto investimento para instalação dos equipamentos para geração da energia maremotriz.