É um exame importante para o diagnóstico de diversas doenças, como: gastrite, esofagite, tumores, sangramentos e doenças mais graves como hérnia de hiato e estágios iniciais do câncer de estômago.
Quando uma área suspeita é encontrada durante a endoscopia ou em um exame de imagem, a única maneira de saber com certeza se realmente é um câncer é realizando uma biópsia. Durante a biópsia, o médico coleta uma amostra da área anormal, que é enviada ao laboratório de patologia para análise.
Em geral, os sintomas após a endoscopia estão relacionados com os efeitos colaterais provocados pela anestesia e também em decorrência da fraqueza ocasionada pelo preparo do exame, que inclui uma alimentação líquida e jejum de 12 horas.
Dores abdominais podem ocorrer após a endoscopia digestiva alta e é comum, mas devemos ficar atentos a sinais de alarme como dor forte que não melhora mesmo com anti-acidos e analgésicos, febre ou alterações nas fezes como sangue ou fezes escuras.
As chances de erro ou de acontecer algum problema durante o procedimento, como a perfuração da parede do tubo digestivo, são bem pequenas. No entanto, em casos raros, as pessoas podem ter alguma alergia ou hipersensibilidade aos sedativos. Se já for do conhecimento do paciente, é necessário comunicar o médico.
Para algumas pessoas, a endoscopia ainda é estigmatizada e até mesmo assustadora. Mas atualmente, não há motivo para ter medo, pois o procedimento é extremamente seguro. Apesar de ser um exame invasivo, a endoscopia é realizada com muitos cuidados e usualmente não ocasiona qualquer dor ou desconforto para o paciente.
Por exemplo, se um paciente está com sangramento digestivo, pode necessitar repetir a endoscopia em um tempo muito curto, como 24-48h. Já se o paciente fez por uma dor na barriga e o exame estiver normal, dependendo do caso, não precisará repetir mais.
No dia do exame: Pode tomar medicação de controle da pressão arterial até 2 horas antes do exame com pouca água. Não tomar medicações para diabetes antes do exame (no dia), apenas após alimentar. Duas horas antes do exame tomar 50ml de agua diluído com 80 gotas de Simeticona (Luftal).
A dieta precisa ser leve, de preferência pastosa, à base de alimentos, como purê, arroz branco, ovo cozido, frango ou peixe grelhado, batata cozida, caldo ou sopa, macarrão sem molho, bolacha de água e sal e gelatinas claras.
realizar jejum completo por 8 horas antes da endoscopia, ou seja, nenhum alimento deve ser ingerido — nem mesmo líquido; não fumar nas 8 horas anteriores ao exame; dirigir-se ao exame usando roupas confortáveis e deixar as joias em casa, uma vez que elas deverão ser removidas para o exame.
NÃO ingerir: carnes vermelhas, verduras e legumes em geral, feijão, frutas, cascas de frutas ou legumes, bebidas de cor escura (suco de uva, café, refrigerantes ou chás escuros). bebidas alcoólicas e leite ou derivados (iogurtes, queijos, requeijão, etc.) ou leite de soja.
e bloqueadores da secreção ácida (por ex.: omeprazol, pantoprazol, ranitidina, etc.) devem ser suspensas 7 dias antes do exame ou a critério médico. SEGUNDO: No dia do exame, o paciente deverá vir para a clínica com acompanhante maior de 18 anos.
Olá, como durante o exame de endoscopia insuflamos um pouco de ar dentro do estômago, é possível o paciente sentir um desconforto e pouco de cólica, porém são sintomas leves e temporários. O buscopam e simeticona podem auxiliar no alívio desses sintomas.
Tal sintoma geralmente desaparece rapidamente. Caso não melhore, fazer uso dos medicamentos: Dimeticona (40 gotas) e Buscopan Composto (40 gotas). Se seja alérgico à dipirona, tomar buscopan simples (hioscina). Apresentando náuseas e vômitos, tomar um comprimido de Plasil ou Dramin.
Uso de medicamentos na endoscopia e colonoscopia “Antes da endoscopia digestiva alta recomenda-se o uso da dimeticona ou simeticona, um silicone antiespumante, pois ele reduz a formação de bolhas e espuma e facilita a avaliação adequada da mucosa durante o exame.
Não aconselho tomar Dramin antes da Endoscopia pq pode potencializar o efeito sedativo das medicações usadas no procedimento.