Por que, na segunda carta, consta apenas o nome do remetente? Resposta: Porque, provavelmente, ele não informou o local de origem de sua carta.
Redação. A carta de solicitação é um subgênero textual que tem como função estabelecer a comunicação entre interlocutores em diferentes posições de poder, para que o destinatário possa auxiliar ou solucionar o problema do remetente.
A carta do leitor é um tipo de carta veiculada geralmente em jornais e revistas, onde os leitores podem apresentar suas opiniões. ... Assim, as opiniões, sugestões, críticas, perguntas, elogios e reclamações dos leitores são publicadas e podem ser visualizadas por qualquer indivíduo.
Pode-se afirmar que uma carta de leitor, por exemplo, a um jornal, precisa ter determinados elementos para que esteja clara e compreensível. Esses devem estar na seguinte ordem: A-Local e data, conteúdo e vocativo.
A carta do leitor é escrita para ser publicada e tem como público-alvo, inicialmente, os editores da revista ou do jornal, o jornalista responsável pela matéria sobre a qual se opina e, por fim, os demais leitores.
Apesar das diversas transformações que o gênero carta tem sofrido na atualidade, tradicionalmente, sua estrutura possui alguns elementos relativamente fixos, os quais são:
Como gênero textual, a carta é um meio de comunicação escrita que segue uma estrutura mais rígida que um bilhete, ainda que simplificada em comparação a outros meios de comunicação escrita. Normalmente compõe-se de local, data, destinatário, saudação, corpo, despedida e assinatura.