Entre as causas patológicas de hiperproteinemia estão: Desidratação: a perda de líquidos acarreta um aumento relativo, isto é, falso, das proteínas plasmáticas; nessas situações também há aumento relativo do número de hemácias, levando a uma hemoconcentração.
A albumina é uma proteína do plasma do sangue (seroalbumina), produzida naturalmente pelo fígado, mas que também pode ser encontrada no leite (lactoalbumina) e no ovo (ovoalbumina). Ela é responsável principalmente por manter constante os níveis de líquido nos vasos sanguíneos.
As principais proteínas plasmáticas são a albumina, as globulinas e o fibrinogênio.
As proteínas presentes na estrutura da membrana plasmática desempenham uma série de funções importantes para a célula, estando relacionadas, por exemplo, com o transporte de substâncias, comunicação entre células vizinhas e atividades enzimáticas.
A Albumina é uma proteína de elevado valor biológico que é encontrada no plasma do sangue e é sintetizada pelo fígado. É a principal proteína circulante no organismo humano e é responsável pelo transporte plasmático de várias substâncias. ... As Globulinas abrangem enzimas, anticorpos e mais de 500 outras proteínas.