Utilizado em óperas e cantos sacros, o estilo lírico privilegia um trato vocal diferenciado, alcançando tons mais agudos e prolongados. Os cantores líricos precisam de grande volume e potência vocal, pois sua voz deve alcançar toda a plateia, mesmo sem microfone.
História. Na ópera, existem diferentes classificações para sopranos, que levam em consideração principalmente a extensão vocal, o peso relativo e a coloração do timbre. Os três tipos básicos são coloratura, lírico e dramático.
O Tenor Lírico é um timbre de tenor leve e brilhante, claro e de extensão média. Como tenores leggiero, muitas vezes interpretam o papel romântico principal na Ópera.
O Tenor é o tipo de voz masculina (ou naipe) mais aguda produzida, sem recorrer à técnica de falsete, dentro do registro modal. Sua extensão vocal vai do C3 ao F4 . Em trabalho solo, o alcance chega até o C5,ou mais.
Os exercícios vocais, também chamados de vocalizes, servem para modificar ou reforçar algum comportamento na voz. Quando atuam modificando comportamentos funcionam para corrigir debilidades vocais da voz cantada.
Vocalise é um exercício vocal que consiste em cantar sobre uma ou mais vogais,várias linhas melódicas com notas especificamente arranjadas como prática didática. Também é a parte vocal sem palavras da música polifônica do Século XIII e XIV, quando a música não possuía texto.
O aquecimento vocal tem como objetivos aumentar o fluxo sanguíneo e, consequentemente, a oxigenação local, assim como proporcionar às pregas vocais maior flexibilidade para a vibração, melhorando a articulação dos sons emitidos e desta forma, facilitar o ato de cantar.
Não fumar, não beber, não usar drogas, evitar falar ou cantar quando estiver resfriado, evitar gelado, fazer exercícios físicos bem como os de articulação específicos para voz (pois as cordas vocais são músculos a serem trabalhados), não cochichar, não comer chocolate e derivados de leite antes de cantar (engrossam a ...
7 dicas para te ajudar a cuidar da saúde vocal:
Passos
Esta respiração diferente se chama “respiração diafragmática”. Para fazê-la vamos utilizar um músculo chamado diafragma que fica localizado entre a cavidade torácica e abdominal. Este padrão respiratório é o mais indicado, pois utiliza uma musculatura forte o suficiente para sustentar o canto.
Uma boa respiração é relaxante, e isso prepara melhor o corpo para o canto. Portanto, suas chances de cantar melhor aumentam ao saber controlar o seu diafragma ao respirar. Isso porque evitará possíveis tensões musculares na região do peito e pescoço, tirará a pressão das pregas vocais e preservará sua voz.
Assim, o apoio vocal consiste em usar, de forma consciente, o seu sistema de respiração para aprisionar o ar de forma que ele seja utilizado de forma controlada no canto. Ou seja, o apoio serve para controlar a quantidade de ar que sai pela sua boca ao emitir cada pequeno som durante o canto.
O vácuo estomacal propõe que, o músculo abdominal interno seja tensionado por um longo período de tempo. E o melhor, você pode fazer isso em qualquer lugar – na academia, é claro, mas também sentado em sua mesa no trabalho ou quando está preso no trânsito. Você pode usar qualquer oportunidade para exercitar seu corpo.
Na respiração natural, a barriga expande conforme o ar entra e se contrai conforme o ar sai. Se a barriga ficar imóvel, não se preocupe, continue o exercício do mesmo modo. Se sentir algum desconforto, não precisa continuar o exercício.