Como existem milhares de tipos de bolores conhecidos, fica difícil saber se o desenvolvido em determinado alimento fará mal ou não à saúde. Então, na dúvida, o melhor é não consumir o pão, a fruta, o iogurte ou qualquer outra comida com aquele aspecto mofado.
Tipos de doenças causadas pelo mofo Entre os problemas respiratórios mais conhecidos que podem ser causados ou agravados pelos fungos estão a asma alérgica, rinite alérgica, sinusite fúngica, aspergilose broncopulmonar alérgica, micose broncopulmonar alérgica e alergias.
O mofo é um tipo de fungo que cresce tanto ao ar livre quanto em lugares fechados. Assim como outros fungos, o mofo não produz seu próprio alimento, por isso consome outros seres — geralmente restos de plantas ou animais mortos. Também pode consumir produtos como alimentos, papel, tecido e vários outros.
O mofo tem muitas aparências. Pode se mostrar como manchas numa parede, descoloração, anéis escuros e manchas. As manchas nem sempre são pretas, também podem ser verdes, laranjas, marrons e brancas. Se suas paredes mostram sinais de ter sofrido danos causados pela água, você deve investigar o assunto.
Como tirar umidade do ambiente e prevenir mofo?
Inúmeras partículas que temos contato no dia a dia podem, com o tempo, facilitar a ocorrência da fibrose pulmonar. Por exemplo, o popular mofo é uma fonte de fungos e bactérias que podem causar doença. Trabalhadores em contato com sílica, pó de vidro e asbesto estão sujeitos a ter a fibrose pulmonar algum dia.
O vinagre pode ser aplicado puro em paredes/tetos convencionais, de gesso e de PVC. De início coloque o vinagre puro dentro de um borrifador. Aplique o produto na superfície afetada e esfregue para que se espalhe. Deixe agindo por uma hora.
O mofo e o bolor surgem em decorrência da umidade. Por isso, apesar da possibilidade de aparecerem em diversos cantos da casa, são muito comuns no teto do box do banheiro. Além da umidade, o vapor d'água também contribui para a formação dos pontinhos pretos. Assim, é importante entender a causa do problema.
A melhor solução é manter o banheiro sempre seco e ventilado. Após o banho, deixe as janelas e portas abertas, para que o vapor se disperse. Por fim, seque o excesso de umidade do teto com um pano seco enrolado no rodo. Assim, você consegue manter seu banheiro ainda mais limpo, longe do indesejável mofo!১৮ সেপ্টেম্বর, ২০১২
Tinta Acrílica
Primeira pintura teto de alvenaria Após secagem da limpeza, Medeiros recomenda a utilização massa acrílica em toda área exposta a umidade, como cozinha, banheiro e lavanderia. “Você até pode aplicar [a tinta acrílica] direto, porém a aplicação não ficará tão perfeita”, comenta.
Existem alguns truques caseiros que podem tornar a remoção do mofo mais simples, como por exemplo misturar 1 xícara de chá de água sanitária com uma xícara de chá de água, borrifar sobre a mancha de mofo, esfregar e deixar secar para que o mofo desapareça.
Deixe a massa corrida uniforme e fina com a desempenadeira de aço; Aplique duas demão de massa corrida, caso seja necessário. O ideal é aguardar 24 horas após aplicar a primeira demão; Espere secar por 3 horas e, para garantir um resultado mais uniforme, lixe novamente com uma lixa fina.
Evite fechar as portas após o banho e deixe todo o vapor d'água sair do ambiente. Uma alternativa para quem não possui janelas no banheiro é a utilização de um exaustor de umidade. Evite, também, deixar toalhas molhadas enquanto o banheiro estiver fechado, principalmente o tapete próximo ao box.