O médico gastroenterologista, mais conhecido como “gastro”, é responsável por tratar, ou indicar tratamentos, para doenças do trato intestinal, como por exemplo, dores no estômago, cólicas, diarreia, prisão de ventre, gastrite, entre outras.
CID10 - K29 - Gastrite e Duodenite.
Exames de imagem ajudam a detectar problemas estomacais
Durante a consulta, o gastroenterologista vai realizar em seu paciente um exame de toque, para detectar alguns tipos de doenças. Além disso, pode pedir exames indicados de acordo com os sintomas apresentados ou até mesmo para rotina. Um exame bastante comum é a endoscopia.
Gastroenterologia é a especialidade médica responsável por diagnosticar,prevenir e tratar problemas não cirúrgicos no aparelho digestivo. Sua área de atuação compreende a cavidade oral (boca), esôfago, estômago, intestinos delgado e grosso, pâncreas, fígado e vias biliares, dentre outras.
Como é a consulta com um gastroenterologista Ele também pode perguntar sobre sua profissão, hábitos alimentares e histórico de saúde pessoal e familiar. Em seguida, ele pode fazer exames físicos como aferição da pressão, ausculta dos batimentos cardíacos e apalpação do abdômen para localizar a origem das dores.
Pegar aquele remedinho para a azia na farmácia pode apenas amenizar problemas mais sérios. O médico gastroenterologista é responsável por cuidar de todo o sistema digestivo: boca, esôfago, estômago, intestinos, pâncreas e fígado.
Especialistas que podem diagnosticar a gordura no fígado são: Clínico geral. Gastroenterologista. Hepatologista.