A cisplatina é um remédio antineoplásico de administração intravenosa que atua interferindo com a multiplicação celular, sendo, por isso, muito utilizado no tratamento de vários tipos de tumor. A cisplatina não pode ser comprada na farmácia, pois deve ser administrada no hospital por um médico ou enfermeiro.
Reações adversas e efeitos colaterais do Cisplatina
A atividade antitumoral da cisplatina é atribuída à ligação ao DNA, com formação de adutos, originando ligações intra e intercadeias que induzem alterações estruturais. O seu efeito citotóxico é, assim, causado pela inibição da transcrição e replicação, induzindo a apoptose.
Observar presença de complicações locais associados à administração dos quimioterápicos por veia periférica: flebite, urticária, vasoespasmo, dor, eritema, descoloração, hiperpigmentação venosa e necrose tecidual secundária ao extravasamento. Assistir e orientar o cliente com relação aos efeitos colaterais.
Deve estar situada em área restrita a fim de evitar fluxo de pessoas. Alimentar-se, beber, fumar, e aplicar cosméticos são procedimentos totalmente proibidos, durante a preparação dos agentes quimioterápicos. A superfície de trabalho deve ser coberta com plástico absorvente para diminuir o risco de contaminação.
Outras opções fáceis de proteínas: salada de ovo, queijo e bolachas ou uma tigela de cereal com leite. Adicione calorias aos alimentos saudáveis. O corpo precisa de gordura para manter a energia e mobilizar as vitaminas no sangue. Coloque azeite de oliva ao arroz e massas ou no até mesmo no pão.
Uma dieta rica em vegetais e frutas reduz a ocorrência de câncer hepático. Os mecanismos protetores ainda não são bem elucidados, e nem todas as frutas e vegetais foram estudados a fundo, mas acredita-se que os mecanismos sejam vários e diferentes para cada variedade de frutas ou vegetais.
O portador de câncer terá direito ao benefício independente do pagamento de 12 contribuições e deve estar na qualidade de segurado. A incapacidade será comprovada através de uma perícia medica do INSS.
Auxílio-doença é um benefício mensal a que tem direito o segurado quando este fica temporariamente incapaz para o trabalho em virtude de doença por mais de 15 dias consecutivos. O portador de câncer terá direito ao benefício, independente do pagamento de 12 contribuições, desde que esteja na qualidade de segurado.