O ipê branco, árvore típica do cerrado mineiro, tem propriedades medicinais capazes de reforçar o tratamento da doença popularmente conhecida como gota. A descoberta foi possível graças a um estudo com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).
Handroanthus albus
Handroanthus heptaphyllus
No Brasil, o ipê-bicolor-damasco é extremamente raro. O produtor Edilson Giacon, da Ciprest Mudas de Plantas (www.ciprest.com.br), que vive em busca de plantas que fogem do comum, até hoje só viu um único exemplar, que deve ter cerca de 20 anos – mede 12 m de altura e 8 m de diâmetro.
O ipê-amarelo está presente nas matas do Rio de Janeiro e Minas Gerais e nas florestas do Rio Grande do Sul do país. A madeira da árvore é pesada, dura e compacta. É de longa durabilidade, mesmo sob condições favoráveis ao apodrecimento. Seu florescimento acontece na época do inverno.
Ipê-amarelo
Seus nomes, tanto científico quanto popular, vêm do tupi-guarani: ipê significa "árvore de casca grossa" e tabebuia é "pau" ou "madeira que flutua". É uma árvore usada como ornamental, nativa do cerrado e pantanal brasileiros. É conhecida como planta do mel no Brasil e Argentina.
Ipê Amarelo
Espécie comum na região centro-oeste, sudeste e sul do Brasil, sua árvore pode alcançar de 6 até 14 metros de altura e tronco de 30 a 50 cm. Suas flores são amarelas e costumam florescer a partir do final de julho até setembro.
As árvores florescem no inverno e na primavera. O ipê-roxo é o primeiro a florir: de junho a agosto nas regiões quentes, um pouco antes nos locais mais frios. O ipê-amarelo floresce entre agosto e setembro e o ipê-branco, de setembro a outubro.
A idade da planta está relacionada com a maturidade da árvore, isso varia de acordo com os cuidados com adubação, rega ou fertilidade do solo. Em geral o florescimento inicia após os dois anos de idade, se a planta estiver bem cuidada. Em outros casos, pode levar até 5 anos.
1,5 metros
As flores apresentam cinco pétalas de coloração vermelho-escarlate ou alaranjada, formam grandes cachos. O período de floração acontece nos meses de outubro a dezembro (Primavera/Verão).
Frondoso, possui tronco forte e um pouco retorcido, podendo alcançar cerca de 12 metros de altura. Sua copa é muito ampla, em forma de guarda-chuva, e pode ser mais larga do que a própria altura da árvore.
Se preferir usar adubo mineral utilize NPK 4-14-8, cerca de 10 colheres na cova. ➜ Um ano após o plantio, aplique 4 vezes por ano NPK 4-14-8, começando com 3 colheres e aumentando conforme crescimento da planta. Aplicar o adubo sempre ao redor do caule, nunca junto a ele.