O ensaio de flexão é utilizado para determinar as propriedades de Resistência à Flexão, Módulo de Elasticidade, Deformação sob Flexão, etc. Essas propriedades são importantes para o controle de qualidade e para avaliar o desempenho dos materiais plásticos quando submetidos a uma carga de flexão.
Considera-se a resistência à tração direta, fct, igual a 0,9 fct,sp ou 0,7 fct,f, ou seja, coeficientes de conversão 0,9 e 0,7, para os resultados de compressão diametral e de flexão, respectivamente.
A resistência a tração indireta (Fct, sp) é determinada no ensaio de compressão diametral, prescrito na NBR 7222, desenvolvido por um brasileiro na década de 50 (F.L. Lobo Carneiro). O ensaio consiste em comprimir longitudinalmente o corpo de prova cilíndrico segundo a direção do seu diâmetro.
Vigas e Pilares em concreto armado, Fck 25Mpa, incluindo concreto em si, armaduras e formas. Vigas e Pilares em concreto armado, Fck 25Mpa, incluindo concreto em si, armaduras e formas. Localização: Projeto deve indicar o local onde está sendo utilizado o produto especificado.
O tipo de concreto a ser adquirido depende de como o mesmo será utilizado. Indicado para contrapiso, calçada e laje, o traço com pedrisco é um pouco mais resistente que o de mesmo FCK feito com brita 1, devido a sua composição ter mais cimento.
A evolução da resistência do concreto com o tempo depende de vários fatores, um deles é o tipo de cimento utilizado. Para os dois tipos de cimentos utilizados nesse estudo foi produzido um gráfico com linhas da resistência em função das idades, demonstrado na Figura 06. Fonte: O Autor, 2017.
O concreto de uma estrutura deve ser especificado através de sua resistência característica à compressão (fck), estimada pela moldagem e ensaios de corpos de prova cilíndricos aos 28 dias de idade. Nas obras, geralmente não são realizados ensaios de resistência à tração do concreto.