O peptídeo C é uma parte da estrutura da insulina natural do corpo humano. A dosagem dessa substancia projeta a quantidade de insulina que seu corpo produz. Se abaixo de 1,0 ng/ml se deduz que há baixa produção de insulina pelo pâncreas.
A dosagem de peptídeo C é preconizada para avaliar a reserva insulínica após 3 a 5 anos do diagnóstico. Pode ser dosado no basal (sem estímulo) ou em testes de estímulo com glucagon ou glicose.
Normal: inferior a 140 mg/dl; Resistência à insulina: entre 140 e 199 mg/dl; Diabetes: igual ou superior a 200 mg/dl.
Peptídeo C - R$60,30 à vista - Labi Exames.
Glicose em vez de glucagon Tradicionalmente dosado após estímulo com glucagon, o peptídeo C também pode ser mensurado depois da ingestão de 75 gramas de glicose por via oral – ou de acordo com a solicitação médica – nos tempos 30, 60, 90 e 120 minutos.
Este jejum pode ser de 12 horas (para pessoas saudáveis) ou 8 horas (para pacientes diabéticos). Além disso, a hemoglobina glicada reflete os níveis glicêmicos dos últimos 3 a 4 meses da hemoglobina HbA1C e revela se você está realmente controlando o diabetes.
Exercício. A atividade física regular tem um papel fundamental no plano de bem-estar antes, durante e após a gravidez. Exercício reduz o nível de açúcar no sangue, estimulando o corpo a mover a glicose para as células, onde é utilizada para produzir energia.
O diabetes gestacional é a intolerância aos carboidratos diagnosticada durante a gestação, com aumento do açúcar (glicose) no sangue. O nível normal do açúcar no sangue é de até 100 mg/dl em jejum e abaixo de 140 mg/dl, duas horas após uma refeição.
Durante a gravidez, o corpo da mulher requer mais insulina porque a placenta produz glicose extra. Juntamente com as alterações hormonais, isso pode dificultar que o corpo da mulher regule a glicose. Quando o corpo não consegue produzir insulina suficiente, uma mulher grávida pode desenvolver Diabetes gestacional.