Voltímetro: instrumento utilizado para medir a diferença de potencial entre dois pontos; Amperímetro: instrumento utilizado para medir correntes elétricas com escalas (ordem de grandeza) variáveis; Galvanômetro: instrumento utilizado para medir corrente elétrica com escalas geralmente pequenas.
O importante é que esteja sempre de acima de 105 volts para tensão 110V, e acima de 205 volts para rede 220V. Observe que deixamos na escala 200V pois o aparelho consegue medir até 200V então ele medirá sem problemas. Na rede trifásica em 380V temos 380V entre as fases e 220V entre fase e neutro.
Para medir a corrente elétrica com alicate amperímetro é só selecionar a escala de corrente elétrica alternada e envolver um dos condutores com a garra do alicate amperímetro, assim obtendo o valor da corrente que passa por este condutor.
São 3 cálculos que devem ser feitos: POTÊNCIA é a multiplicação da CORRENTE com a TENSÃO, ou seja, uma bateria com 2000 Watts RMS de potência e a tensão de 12,6 volts, geralmente o padrão da bateria, temos: 2000/12,6 que resulta em 158 A (ampères).
Como a fonte automotiva funciona? O primeiro passo é alimentar a fonte na tomada. Ligada, ela converte a tensão da tomada na tensão que o som automotivo precisa para funcionar, que é de 12,6 a 14,4 V. O que a fonte faz depois disso é transferir corrente elétrica para a bateria.
As fontes de som automotivo são responsáveis por transformar a energia proveniente da tomada de 110v ou 220v na tensão de trabalho das baterias de 12, 6v. ... Algumas pessoas gostam de utilizá-las ligadas diretamente ao módulo amplificador, ou para trabalhar em conjunto com a bateria permitindo maior tempo de uso do som.
Utilize o valor do consumo musical do amplificador. por exemplo: Consumo musical do módulo é de 100 amperes = Utilize uma fonte com potência de 100 amperes ou superior. Se utilizar uma fonte mais fraca, também funciona, mas com menor desempenho e maior risco de ter problemas no sistema de som automotivo.
Ligando do som automotiva na fonte