As tiras reativas de urina constituem um meio simples e rápido de realizar dez ou mais análises bioquímicas clinicamente importantes, como pH, proteínas, glicose, cetonas, hemoglobina, bilirrubina, urobilinogênio, nitrito, densidade e leucócitos(14).
As fitas de urina, chamadas de dipstick, são tiras reagentes que podem detectar leucócitos esterase (LE) e nitrito.
Para a tira Uriquest a leitura das reações deve ser feita em 60 segundos e entre 60 e 120 segundos para Leucócitos. Não realizar a leitura após 120 segundos.
Os principais exames feitos para detectar a infecção urinária são: Exame de urina: é o mais comum e rápido. Nele, a urina é analisada à procura de leucócitos e sangue, sinais de infecção.
Se as bactérias não alcançarem os rins, o problema, conhecido como cistite, fica apenas concentrado na bexiga. Mas se seguirem para os rins, a infecção, nomeada de pielonefrite, se torna mais grave. Nesse estágio é comum vir acompanhada por febre alta (acima de 37.
Alguns dos exames que o médico pode pedir:
Algumas bactérias possuem a capacidade de converter o nitrato presente normalmente normalmente na urina, em nitrito, sendo indicado na fita de reação que é utilizada para analisar esse e outros aspectos da urina. No entanto, mesmo que o resultado seja nitrito negativo, não significa dizer que não há bactérias na urina.
O hormônio hCG aumenta é responsável por esse aumento de fluxo tanto para os rins como para toda a pelve. Este aumento é de cerca de 35 a 60% quando comparado a uma mulher não grávida. Com todo esse fluxo maior de sangue os rins costumam produzir cerca de 25% mais de urina logo após a concepção.
É normal ter pelo menos um episódio de infecção urinária durante a gravidez, pois as alterações que ocorrem no organismo da mulher, durante esse período, favorecem o desenvolvimento de bactérias no trato urinário.
Se sua urina estiver amarelo escura ou cor de laranja, é sinal de que você está desidratada – tente aumentar a ingestão de fluidos até que sua urina volte à cor amarelo clara normal.
A urina amarelo escuro é uma das alterações mais comuns e, normalmente, é sinal de desidratação, devido à baixa ingestão de água. No entanto, quando a urina escura se mantém por muito tempo, pode ser sinal de problemas hepáticos que provocam o acúmulo de bilirrubina, deixando a urina com uma coloração quase marrom.
A amônia (proveniente das células) e a bilirrubina (originada no romper da hemoglobina) são substâncias indesejáveis em nosso corpo, daí mais uma tarefa para nossos filtros, os rins, que se encarregam de converter a amônia em ureia e a bilirrubina em urobilinogênios. Esses últimos dão a cor amarela à nossa urina.
A vontade constante de urinar pode começar logo no início da gestação. Muitas vezes, é um dos sintomas que ajudam a mulher a identificar a gravidez. Inicialmente, é consequência do aumento do volume do útero.
A bexiga hiperativa costuma ser uma das principais causas por trás do problema, mas o médico urologista precisa afastar primeiro outros fatores que podem estar relacionados com a vontade excessiva de urinar, como: inflamações e infecções de urina, cálculos (pedras) no trato urinário, crescimento benigno da próstata ( ...
Em 25% das gestantes, o primeiro sintoma é o enjoo, em 17% são as alterações nas mamas, em 8% é o cansaço e o excesso de sono, e em cerca de 3% é o sangramento de implantação, que é um pequeno sangramento vaginal que ocorre quando o embrião se implanta no útero.
Os sintomas da fecundação são os da gestação, sendo os mais comuns:
Após a ovulação, caso não ocorra a fecundação, o óvulo desintegra-se e o muco readquire a sua consistência habitual: torna-se mais escasso, espesso e pegajoso, características que o tornam novamente adverso à correta deslocação dos espermatozoides.
Na primeira semana de gravidez, o cansaço, o sono, um olfato mais apurado, o aumento da sensibilidade mamária, os enjoos ou até algumas mudanças de humor ainda não se fazem sentir.
Caso a mulher tenha tido uma relação desprotegida e se encontra no período fértil, o ideal é que faça o teste de gravidez de urina ou de sangue. Este teste deve ser realizado após o atraso da menstruação, no mínimo, 7 dias após o contacto intimo, para que o resultado seja o mais correto possível.
Sintomas de gravidez antes do atraso