O trato respiratório superior, que inclui o nariz, a garganta, a caixa vocal e a traqueia ou traqueia, são passagens para o oxigênio e o dióxido de carbono durante o processo respiratório. No trato respiratório inferior, composto pelos pulmões, brônquios e sacos alveolares, ocorre o processo de troca gasosa.
A respiração é controlada pelo sistema nervoso autônomo ou neurovegetativo, através um centro nervoso localizado na região do bulbo (tronco cerebral). Desse centro partem os nervos responsáveis pela contração dos músculos respiratórios (diafragma e músculos intercostais).
A mecânica respiratória é a utilização de oxigênio e produção de gás carbônico através de diferença de pressões onde o ar entra e sai do sistema respiratório, através com o mecanismo de bombas. O mecanismo bombeador são os músculos da respiração.
É uma membrana serosa de dupla camada que envolve e protege cada pulmão. A camada externa é aderida à parede da cavidade torácica e ao diafragma, e é denominada Pleura Parietal (reflete-se na região do hilo pulmonar para formar a pleura visceral).
Entre as funções do sistema respiratório podemos citar as seguintes: Ventilação pulmonar. Hematose: Troca gasosa. Retenção de partículas e impurezas da atmosfera.