A psicologia forense ou judiciária é um campo da psicologia que consiste na aplicação dos conhecimentos psicológicos aos propósitos do direito. Dedica-se à proteção da sociedade e à defesa dos direitos do cidadão, da perspetiva psicológica.
Um psicólogo jurídico em início de carreira pode ter um salário entre R$ 1.
No cargo de Psicólogo Organizacional se inicia ganhando R$ 2.
Para desenvolver essa profissão, você deverá estudar para um concurso público, que é aberto conforme a demanda do Estado. É preciso ser graduado na área e, portanto, será necessário que você faça uma graduação em Psicologia ou áreas afins.
Alguns dos lugares atendidos pelos psicólogos forenses são: presídios/centros de socioeducação, delegacias, comunidades terapêuticas, clínicas-escolas e clínicas particulares, laboratórios, programas de liberdade assistida, abrigos, Ongs etc.; e alguns dos casos comumente avaliados pela Clínica Forense são: disputa de ...
A diferença entre Psicologia Jurídica e Psicologia Forense são, via de regra, realizados ainda na fase de instrução do processo criminal, portanto, a situação jurídica do investigado ainda não está definida e os trabalhos forenses (perícia) têm como objetivo a produção de prova.
Veja algumas das áreas de atuação da Psicologia
As áreas em que podem atuar são: intervenção clínica: trabalhar em consultórios, em alguma corrente teórica. avaliação psicológica: trabalhar no Detran, para avaliações psicotécnicas de motoristas; fazer testes para quem requer porte de arma; participar dos processos de adoção de crianças e adolescentes.
Quais são as principais áreas de atuação desse curso?
Qualquer pessoa com um diploma de graduação (bacharelado, licenciatura ou tecnológico) pode cursar uma pós-graduação lato sensu (especialização) e/ou stricto sensu (mestrado e doutorado) em qualquer área.
Assim, se você quer trabalhar com RH e tem pressa de se formar, o tecnólogo em Gestão de RH vai lhe dar um diploma de Ensino Superior (uma faculdade). ... Até porque, depois, já trabalhando, é possível partir para a graduação em administração ou psicologia ou então uma pós de especialização.
7 pós-graduações em Recursos Humanos
Treinamento e Desenvolvimento Se você se interessa por educação, essa área pode ser a sua melhor escolha. Em uma pós-graduação de RH em Treinamento e Desenvolvimento, o profissional de RH vai atuar com educação e desenvolvimento de pessoas. Além de capacitar os colaboradores de uma empresa com cursos e treinamentos.
Na dúvida, entre em contato com o setor de Recursos Humanos da empresa pretendida. É só clicar no botão acima e enviar a mensagem! ;) Quem faz tecnólogo pode dar aula? Sim, mas o profissional precisa fazer também um curso de licenciatura.
Quem se forma no curso superior de tecnologia em Recursos Humanos pode realizar atividades como: Planejar, gerenciar e aplicar sistemas de gestão de pessoas (recrutamento e seleção, cargos e salários, treinamento e desenvolvimento, rotinas de folha de pagamento, benefícios, etc.)
Se você escolher um tecnólogo, por exemplo, que pode durar de 2 a 3 anos, ou um bacharelado, que pode ser cursado de 3 a 6 anos, não poderá dar aulas. Se o seu objetivo é lecionar, você precisa realizar uma licenciatura, que varia de 4 a 5 anos.
O profissional graduado precisa ter, no mínimo, uma pós-graduação lato sensu (especialização) para atuar como docente no ensino superior privado, bem como uma stricto sensu (mestrado ou doutorado) para atuar como professor efetivo em universidades públicas federais.
A faculdade mais indicada para quem deseja atuar na área é a de Gestão de Recursos Humanos. No entanto, outros cursos também fornecem uma visão sobre a atividade e habilidades necessárias para o trabalho. Graduação em Administração, Psicologia e Serviço Social são opções recomendadas.