O objetivo geral da ISO 14000 é fornecer assistência para as organizações na implantação ou no aprimoramento de um Sistema de Gestão Ambiental (SGA). Ela é consistente com a meta de “Desenvolvimento Sustentável” e é compatível com diferentes estruturas culturais, sociais e organizacionais.
A ABNT NBR ISO 14001 especifica os requisitos de um Sistema de Gestão Ambiental e permite a uma organização desenvolver uma estrutura para a proteção do meio ambiente e rápida resposta às mudanças das condições ambientais.
Para obter o certificado da família ISO 14000 a instituição deve atender os requisitos: Política ambiental: A direção da empresa deve elaborar uma Política Ambiental que represente seus produtos e serviços, que seja divulgada entre os funcionários e a comunidade.
Vantagens de se obter a certificação ISO 14000 A adesão ao padrão pode resultar em melhor conformidade com os regulamentos ambientais, maior negociabilidade, melhor uso de recursos, bens e serviços de maior qualidade, maiores níveis de segurança, melhor imagem e maiores lucros.
O objetivo desse conjunto de normas é ser um importante instrumento para a conservação ambiental, sendo que quando uma empresa implanta essas normas, ela consegue melhorar a relação entre o seu processo produtivo e o meio ambiente, com isso, ela torna o seu processo mais limpo, reduz o uso de recursos naturais, efetua ...
ISO 14000 é constituído por uma série de normas que determinam diretrizes para garantir que determinada empresa (pública ou privada) pratique a gestão ambiental. Estas normas são conhecidas pelo Sistema de Gestão Ambiental (SGA), que é definido pela ISO (International Organization for Standardization).
A série de normas ISO 14000 correspondem a um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) editado pela ISO (International Organization for Standardization). ... A finalidade desta série de normas é equilibrar a proteção ambiental e a prevenção de poluição com as necessidades sociais e econômicas.
Segundo a ISO 26000, a responsabilidade social se expressa pelo desejo e pelo propósito das organizações em incorporarem considerações socioambientais em seus processos decisórios e a responsabilizar-se pelos impactos de suas decisões e atividades na sociedade e no meio ambiente. ...
Então, para a empresa obter um certificado ISO 14000, ou melhor, certificado ISO 14001, é necessário que atenda as seguintes exigências: 1 – Política ambiental A direção da empresa deve elaborar uma Política Ambiental que represente seus produtos e serviços, que seja divulgada entre os funcionários e a comunidade.
O custo de implementação varia bastante, podendo iniciar-se em menos de 10 mil reais para micro empresas, chegando a centenas de milhares de reais para grandes empresas. O custo será diretamente proporcional à criticidade da operação da empresa, bem como o tamanho do seu impacto e quantidade de funcionários.
Crê-se que a origem da série ISO 14000 se deu em 1972 em Estocolmo na Conferência das Nações Unidas sobre Ambiente Humano. ... Em 1993 foi criado pela ISO o Comité Técnico TC 207 com o objectivo de desenvolver uma série de normas internacionais em matéria de ambiente.
O artigo aborda o processo histórico de implantação do sistema de gestão ambiental edificado nas empresas após a introdução do conjunto de normas denominadas ISO 14.
A idéia do ISO 14.
A ISO 22000 foi criada para que existisse apenas uma norma – aceita em todo o mundo – o que, além de garantir a segurança dos alimentos, evitaria a criação de barreiras comerciais disfarçadas de técnicas.
Uma das vantagens da ISO 22000 é que ela oferece métodos de controle de risco, ou seja estabelece ações para evitar ou impedir perigos ou riscos durante o processo de produção do alimento. Ações como essa proporcionam mais segurança e confiança aos fornecedores para realizarem parcerias comerciais.
A ISO 22000 é uma norma internacional que define os requisitos de um sistema de gestão de segurança de alimentos abrangendo todas as organizações da cadeia alimentar, da "colheita à mesa".
Para melhor compreensão da NBR ISO 22000, ela está é dividida em quatro princípios básicos: Programas de Pré-Requisitos (PPR'S), Sistema APPCC/HACCP, Gestão e Comunicação. O objetivo de todos é garantir a segurança ao longo da cadeia.
O termo FSSC 22000 é uma sigla para Food Safety System Certification que, em tradução, quer dizer Certificação de Sistema de Segurança Alimentar. Portanto, trata-se de uma certificação (ou norma) que tem o objetivo de monitorar e garantir a produção e distribuição de alimentos com segurança e qualidade.
Os sistemas de Gestão em Segurança de Alimentos (SGSA), como a ISO 22000, servem para que as organizações aprofundem o conhecimento sobre si mesmas, definam sua cultura e a partir daí elaborem estratégias para garantir a segurança do seu produto, de maneira a se comprometer não somente com o elo seguinte da cadeia, mas ...
Segundo o MAPA, o sistema APPCC apresenta como benefícios a prevenção nas operações do processo de industrialização, atenção prioritária para os pontos críticos de controle, a garantia de alimentos seguros e oportunidades de aumentar a produtividade e competitividade da indústria (BRASIL, 1998).
Programa de pré-requisitos para o APPCC
Extrai 7 principios do APPCC para ficar mais fácil entender o processo:
Como deve ser a Implementação do Sistema APPCC?
É nesse contexto que entra uma ferramenta muito prática e eficiente para a segurança dos alimentos, o tão conhecido plano de APPCC (Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle), um sistema que atua de forma preventiva com objetivo de produzir alimentos seguros, ou seja, que não ofereçam riscos à saúde dos ...
4 – 2003) consiste na implantação de 14 passos: Definição do âmbito de estudo (escopo), Constituição da equipe APPCC, Descrição dos produtos, Identificação do uso pretendido dos produtos, Construção do fluxograma de fabricação dos produtos, Confirmação do fluxograma de fabricação dos produtos, Identificação e análise ...
HACCP (Hazard Analysis and Critical Control Points) ou APPCC é a sigla para análise de perigos e pontos críticos de controle, um sistema baseado numa forma sistemática de identificar e analisar os perigos associados com a produção de alimentos e definir maneiras para controlá-los (STRINGER, 1994), apresentado a seguir.
O sistema APPCC (Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle) tem por objetivo a garantia, efetividade e eficácia do controle dos perigos à produção de alimentos. A implantação de APPCC em uma propriedade envolve a aplicação dos sete princípios orientadores do sistema. São eles: Análise de perigos.
Mas qual a diferença? PCC: será sinalizado, terá seus limites críticos fixados, terá registro próprio para preenchimento e tratamento das não conformidades detectadas. PC: será conhecido pela equipe APPCC e monitorado periodicamente para confirmação de que não é um ponto crítico.
A determinação do PCC no sistema APPCC pode ser facilitada pela aplicação de uma árvore decisória (Ex.: diagrama que indica uma lógica razoável de identificação). A aplicação de uma árvore decisória deve ser flexível, aplicável a operações de produção, abate, processamento, estocagem, distribuição ou outras.