Suas sementes são indicadas para o tratamento de lesões causadas por mordida de cobra peçonhenta. ... Em seguida retirar manualmente a semente de seu interior. Sua viabilidade em armazenamento é longa, podendo durar vários anos.
Nas atividades farmacológicas são encontrados no tratamento de várias doenças cardiovascular, neuromuscular, hipotensor, anticonvulsivantes, controle de esquistossomose, anti-ulcerosa, anti-inflamatório, hipoglicemiante, antimicrobiana. Esta planta tem sido explorada na formulação dos frutos secos em pó da planta.
Na medicinal tradicional africana é utilizada para limpar o sangue, reduzir a pressão sanguínea e auxiliar na manutenção do sistema cardiovascular.
Ebôya, eboia ou fava de iemanjá é uma comida ritual feita com fava cozida e refogada com cebola, camarão, azeite de dendê ou azeite doce. ... É uma comida oferecida especialmente à orixá Iemanjá, podendo ser vista nos rituais de ori, bori e assentamento de cabeça, no sentido de dar equilíbrio espiritual.
Planta que é muito conhecida nas casas de Candomblé pois é fundamental nos assentamentos do orixá Exú, e também dos chamados “catiços”, recebendo por isso os nomes de garra de exú, garra do diabo e unha de pomba-gira. ... Suas raízes utilizadas no tratamento de picada de cobra e a planta toda teria ação anticonvulsivante.
Fruto que compõem as oferendas para os Orixás.
Utilidade principal do efum-funfum Muito usado em ebós elaborados para aos Orixá-funfum (orixás dos primórdios). O efum simboliza o Dia, por isso, quando em pó, seja soprado ou friccionado seco é utilizado com o objetivo de expandir, vitalizar, iluminar, clarear, despertar, avivar.
O waji é usado também popularmente na lavagem de roupas, as deixando brancas com brilho impecável. No contexto esotérico, é usado para descarregar energias negativas. É largamente usado em água de limpeza de casa e em banhos, pois pode se limpar o chão de qualquer tipo de ambiente.
Pemba em Pó, para que serve? Há terreiros que no momento de abrir os trabalhos, depois da defumação, pegam um pó de Pemba branca e assopram. Qual a finalidade deste ato? É o de cobrir, criar uma camada de proteção na cabeça dos médiuns e da assistência, um campo mineral.
Efun é uma cerimonia ritualística que consiste em pintar a cabeça raspada e o corpo de um iniciado, com circulos ou pontos, e com traços tribais, feitos com giz, também conhecido como pemba durante a iniciação. ... Depois da dança a pintura é removida com um banho de ervas sagradas.
Feitura de santo, no Candomblé e no Batuque significa a iniciação de alguém no culto aos orixás. Iniciação no candomblé. ... É como fazer um acordo com o orixá, em que se diz que para sempre vamos cultuá-lo e adorá-lo, e o orixá irá nos ajudar em toda nossa trajetória, em vida e até depois dela.
A confirmação de uma ekedi segue o mesmo ritual,ela pode sair vestida numa roupa de baiana carregando no ombro direito uma toalaha branca para enxugar o suor do Orixá quando for preciso.As ekedis são, principalmente,encarregadas de cuidar das roupas dos orixás,de vesti-los,de cuidar deles no barracão e depois acordá- ...
A "Feitura de Santo" fortalece nosso escudo espiritual, energizando nosso espírito, nosso corpo e fortalecendo nossa saude, para desempenharmos com desenvoltura a nossa missão espiritual e material.
Na verdade, a cobertura da “face” de Orixás e Iabás ocorre quando o Orixá se apresenta “paramentado” (como se diz) para o público no terreiro ,na sala, no barracão. O que está coberto é o “rosto” da pessoa que incorpora o Orixá, pois, como energia manifesta o Orixá não tem um rosto.
Ser uma Ekédi é antes de tudo ser a eleita para cuidar dos Orixás da casa. Este cargo é de muito valor dentro das “roças” de Santo, e seu nome varia conforme a nação em que a pessoa foi feita. No Jêje ela é conhecida como Ekédi, já no Kêtu são chamadas de Ajoié na Casa Branca e de Iyárobá no Gantois.