Medicinal: a água das “batatas” do umbuzeiro é rica em vitamina C e sais minerais e tem propriedades medicinais. Na medicina caseira é usada contra diarréias, verminoses e escorbuto. O chá da casca é recomendado contra diarréias e outras moléstias. ... O chá da casca ou das folhas é usado como calmante.
Espécie da Caatinga A planta pode alcançar sete metros, tem tronco curto e copa em forma de guarda-chuva. ... Como a maioria das plantas na Caatinga, o umbuzeiro perde todas as suas folhas nos períodos de seca, mas volta a florescer assim que começam a cair as primeiras chuvas.
Basta cortar e fazer uma fenda de cima na planta de baixo (cavalo). No cavaleiro (planta de cima), o aconselhável é realizar um corte em V no galho para encaixar na fenda do cavalo, a fim de unir as duas espécies.
A poda deve ser feita antes do início da estação chuvosa. Em sua região de origem, as chuvas mais for-tes caem em março e abril. Os frutos podem ser comidos completamente maduros ou um pouco antes, quando estão "inchados", como dizem no Nordeste. Ao amadurecer, ele vai passando da cor verde para um tom meio amarelado.
Pode-se plantar a cajazeira utilizando-se estacas do tipo lenhosa, com um metro de comprimento e quatro a oito centímetros de diâmetro, diretamente no campo, desde que haja condições de irrigação até o pegamento.
Segundo ele, a técnica da alporquia é o jeito mais rápido. “Você deve escolher um galho onde já exista a madeira, um centímetro é o ideal. Com uma ferramenta cortante é feito um anel na planta, depois é preciso fazer um curativo na árvore. Na sequênia é necessário um produto que retenha a umidade da planta.
A pessoa pega um galho de planta, coloca na terra e algumas semanas depois, a planta já está linda e bem implantada. Pode até parecer mágica, mas não é! Essa é uma técnica muito antiga utilizada para multiplicar plantas, a estaquia.
Por galhos Procure um galho de mais ou menos 10 cm de comprimento, retire todas as folhas/flores ou outras ramificações. Uma dica é cortar as pontas na diagonal. Enfie na terra e regue todos os dias. Retirar as folhas e ramificações irá ajudar a planta a focar as energias para as raízes.
Para fazer a muda é simples: coloque essa parte onde ficou a cicatriz da remoção em contato com um solo arenoso (terra e areia em proporções iguais). É só apoiar a folha na terra e não se deve enterrar, pois ela apodrece se for enterrada.
Coloque um pouco de terra no buraco, polvilhe a farinha de osso no fundo e, então, coloque os bulbos de lírios, cobrindo-os com terra. Após o plantio, regue imediatamente, pois isso garantirá que o solo úmido incentive o crescimento.
Saiba como cuidar de lírios em vasos Deixe a planta na geladeira por cerca de 4 meses; Após esse período, retire os bulbos da geladeira e plante-o em um vaso; Deixe o vaso em local bem arejado por cerca de 10 dias; Em seguida, coloque o vaso em local bem iluminado e regue a terra sempre que estiver seca.
“O brasileiro tem o hábito de comprar vasos com todas as flores já abertas. É bem melhor comprar lírios com alguns botões ainda fechados, quando podem durar até 15 dias”, diz Tobias.
Nesta época, é ainda mais apropriado tê-la em casa. É que o florescimento ocorre duas vezes por ano: de janeiro a março e de julho a setembro. O lírio da paz resiste bem a baixas temperaturas. O clima ideal para o cultivo da planta é o moderadamente úmido, com temperaturas entre 20 e 27 graus.