Os moluscos são classificados em sete classes: Aplacophora, Monoplacophora, Polyplacophora, Scaphopoda, Bivalvia, Gastropoda e Cephalopoda. No Ensino Fundamental, costuma-se estudar apenas três dessas classes (Bivalvia, Gastropode e Cephalopoda), uma vez que são as classes com maior número de representantes conhecidos.
Os moluscos também geram riqueza através da exploração de perolas produzidas por espécies de bivalves. De forma negativa, alguns gastropodes exóticos são pragas agrícolas e outros são hospedeiros de parasitos de importância médica, como o Schistosoma mansoni, causador da esquistossomose.
O sistema digestório dos moluscos é do tipo completo, ou seja, eles possuem boca e ânus, além de esôfago, estômago e intestino. Muitos moluscos aquáticos se alimentam de pequenas algas que ficam presas às rochas ou outros pequenos organismos. ... Da boca o alimento segue pelo esôfago até atingir o estômago.
De uma maneira geral, os moluscos são classificados em sete classes, entretanto, por questões didáticas, costumamos estudar apenas três grupos: os gastrópodes, bivalves e cefalópodes. Gastrópodes (Gastropoda): Constitui a maior classe de moluscos e inclui representantes como os caracóis, caramujos e lesmas.
Resposta. Os cefalópodes são moluscos como o polvo, a lula, a siba e o náutilo. Tem esse nome porque tem tentáculos presos a cabeça.
bivalves
Diferentemente dos animais das outras classes que se locomovem pelos pés musculares, os cefalópodes se movem expelindo água por um funil ou pelo sifão.
Os Gastrópodes movem-se através do seu pé, achatado dorsoventalmente, em muitas espécies ciliado, e que possui numerosas glândulas mucosas. Está adaptado para deslizar, trepar ou mesmo nadar.
Alguns moluscos, como polvos e lulas, não possuem concha. ... Os moluscos com conchas geralmente têm um “pé”. Esse pé possibilita que se movam por meio da extensão e da contração dos músculos. Alguns bivalves, porém, não se movem: ficam presos a rochas ou a outras superfícies sólidas.
Os moluscos apresentam reprodução sexuada, com fecundação interna ou externa. A maioria dos moluscos apresenta sexos separados, com exceção dos bivalves que são hermafroditas. No caso da fecundação interna, os espermatozoides são liberados dentro do corpo da fêmea. ...
Eles são organismos simples. Eles não têm cérebro ou olhos, só têm um sistema digestivo que inclui boca e reto, e um coração. Por outro lado, seu sistema circulatório é aberto. Dessa forma, a água é naturalmente filtrada em seus órgãos e seu sangue.
Os moluscos são animais invertebrados que apresentam um corpo mole, o qual, em algumas espécies, está protegido por uma concha. São encontrados tanto em ambiente terrestre quanto em ambiente aquático, sendo mais abundantes no meio marinho.
Os moluscos têm uma composição frágil, são animais de corpo mole, mas a maioria deles possui uma concha que protege o corpo. ... A concha da ostra protege de predadores, da dissecação etc.
Ostra
Os gastrópodes têm tipicamente uma cabeça bem definida, com dois ou quatro tentáculos sensoriais, frequentemente munidos de olhos, e um pé ventral, que lhes dá seu nome (grego: "gaster", estômago e "poda", pés).
gastrópode. ZOOLOGIA classe de moluscos com concha univalve, ou sem concha, com cabeça distinta e pé alargado em palmilha, a que pertencem o caracol, a lesma, etc.
A concha única, em espiral, é característica típica do grupo dos gastrópodes. Por essa razão, sãochamados univalves (uni significa "única", e valve, "peça"). Entre os gastrópodes, estão o caracol e o caramujo; a lesma, apesar de não apresentar conchas ou apresentá-la muito reduzida, também está incluída nesse grupo.