Na indicação de tempo passado, a forma correta de escrita dessa expressão é há muito tempo, sendo formada com o verbo haver: Isso já aconteceu há muito tempo.
Que dura muito tempo: 1 durável, duradeiro, longo, contínuo, duradoiro, durador, eterno, imperecível, infindável, longevo, perdurável, perenal, perene, permanente, perpétuo, prolongado, sempiterno. Que demora muito tempo: 2 demorado, lento, moroso, vagaroso.
Na frase “Há muito tempo não o vejo”, também é com agá, pois podemos dizer: “Faz tempo que não o vejo”. Já na frase “Estamos a dois minutos de casa”, o A deve ser escrito sem agá, pois não pode ser substituído por um verbo.
Esculturas, pinturas, telas, objetos pessoais, móveis e relógios são alguns itens bem comuns conservados em museus, como você bem sabe. O que você não faz ideia, porém, é que existe muita coisa bizarra guardada em diversos museus pelo mundo.
A origem etimológica da palavra museu vem do grego e quer dizer musas. As musas eram entidades da mitologia grega, filhas de Zeus e de Mnemosine, a deusa da memória.
O significado original da palavra “museu” vem do grego mouseion: “templo ou morada das musas, ou seja, um local de inspiração divina e de onde provinham aquelas que estimulavam a criativade dos artistas e intelectuais”. O primeiro prédio a receber esta denominação foi a Biblioteca de Alexandria destruída em 640 d.
O museu teve na Grécia Antiga a sua origem, onde núcleos museológicos foram construídos para abrigar os tesouros dos templos, devido o acúmulo de ex-votos. Os tesouros eram, então, analisados pelos sacerdotes, que realizavam a triagem, a classificação, o controle e a segurança desses objetos.
O que faz um museólogo? O museólogo é aquele profissional que vai trabalhar conectando a sociedade com obras culturais ou naturais relevantes para a história do povo.
O museólogo é responsável por estabelecer políticas de aquisição de obras para compor o acervo de uma instituição ou para montar uma exposição. Ele entra em contato com outros museus, empresas, instituições ou colecionadores particulares e cuida da documentação necessária para o empréstimo, venda ou permuta de obras.
“Os setores de um museu trabalham sempre interligados. Não tem como cada um ser independente. No fim, tudo funciona em função do acervo, tanto a pesquisa como o educativo. ... É referência em pesquisa e documentação no Estado para pesquisadores da área e realiza ações de arte e educação para a comunidade.
Objetivos do cargo de Auxiliar de Museu Prestar ajuda às áreas de ensino e pesquisa. Executar tarefas de apoio museográfico, operacional, documental e/ou administrativo, que requeiram a repetição de rotinas previamente definidas, sob orientação constante.
Profissão Museólogo: salário e carreira na área de MUSEOLOGIA