O músculo tensor da fáscia lata é um músculo grande e liso que se localiza na parte Antero-lateral da coxa-Femoral.
Outro conceito importante – a ainda mais abrangente – é o de Sistema Fascial, que consiste no tecido conjuntivo que interage todos os sistemas corporais e participa ativamente das reações metabólicas (inclui tecidos não definidos anatomicamente, como tecido conjuntivo frouxo, derme, tecido conjuntivo intraósseo, ...
A fáscia superficial encontra-se imediatamente abaixo da pele, enquanto a profunda envolve músculos, nervos e vísceras (YEGIN, YAKUP et al. 2016). A fáscia tem como função proteger, separar estruturas, molda nosso corpo, realiza lubrificação que nutre e permite o deslizamento dos músculos.
A fáscia superficial é um emaranhado solto de tecido fibroelástico conectado à face interna da pele, provendo constante feedback consciente e inconsciente ao sistema nervoso central. A fáscia profunda varia em densidade e é responsável pela compartimentalização do corpo separando e envolvendo órgãos viscerais.
As aponeuroses são estruturalmente semelhantes aos tendões e ligamentos. Uma aponeurose é um tipo ou uma variante da fáscia profunda, na forma de uma folha de tecido fibroso branco-perolado que prende músculos parecidos com uma folha, que precisam de uma ampla área de fixação.
Anatomia: A fáscia plantar, também denominada aponeurose plantar, é uma estrutura fibrosa e inelástica presente na planta do pé e que se estende da tuberosidade calcânea até as falanges proximais dos podáctilos.
São estruturas individualizadas que cruzam uma ou mais articulações e pela sua contração são capazes de transmitir-lhes movimento. Este é efetuado por células especializadas denominadas fibras musculares, cuja energia latente é, ou pode ser, controlada pelo sistema nervoso.
Os músculos são tecidos, cujas células ou fibras musculares possuem a função de permitir a contração e produção de movimentos.
O músculo tipicamente liga-se ao osso pelas duas pontas. A ligação mais próxima ao centro do corpo (tronco), ou mais proximal, é denominada origem. A ligação mais afastada do corpo ou da linha média ou mais distal é denominada de inserção.
quanto a quantidade de ventres os músculos podem ser classificados em: unicaudado, bicaudado e policaudado. quanto a classificação funcional, os músculos podem ser classificados em: agonista, antagonista e sinergista. Quanto a quantidade de cabeças de origem podem ser classificados em bíceps, tríceps e quadríceps.
A extremidade presa a uma peça óssea que não se desloca, ou ponto fixo, é denominada de origem. A extremidade presa a uma peça óssea que se desloca, ou ponto móvel, é denominada de inserção. Os músculos fixam-se a essas extremidades por intermédio de tendões e aponeuroses.
Quanto ao ventre muscular, os músculos classificam-se em: Unipenado e Bipenado.
Os músculos fusiformes são tipicamente mais compridos que os outros tipos de músculos, e o comprimento da fibra muscular é maior que o comprimento do tendão. Um músculo que tem proporções maiores de comprimento muscular em relação ao comprimento do tendão tem o potencial de encurtar-se em distâncias maiores.