A matriz insumo-produto (MIP) é o instrumento com base na análise microeconômica e da contabilidade social que permite conhecer os fluxos de bens e serviços produzidos nos setores de determinada economia, destinados a servir de insumos a outros setores para atender a demanda das famílias (CARVALHEIRO, 1998).
A matriz de Leontief é a matriz inversa da matriz D.B. (10) Em que: Page 20 20 g = é o vetor dos valores da produção por atividade D*B = matriz dos coeficientes intersetoriais.
Questão 9/10 - Gestão de Políticas Públicas - Para que o gestor pense em possibilidades de desenvolvimento seja local, regional ou nacional, é necessário conhecer instrumentos ou ferramentais de análise, como exemplo de instrumento de análise de desenvolvimento temos a chamada matriz insumo - produto.
No Brasil, a matriz de insumo-produto vem sendo elaborada desde 1970 pelo IBGE, com periodicidade qüinqüenal.
Para obter a matriz de Uso, deve-se subtrair dos preços de mercado, contidos nas contas nacionais, os valores estimados quanto a importação, impostos e margens de comercio e transportes de cada produto para cada setor da economia.