substantivo feminino Ato ou efeito de juntar, de aproximar duas coisas de maneira que se juntem e permaneçam unidas; união. Local onde essas duas coisas se juntam ou coincidem; afluência, encontro, convergência. Encontro de dois caminhos, de dois tubos etc.; confluência: junção de duas ruas.
As junções comunicantes são uma ligação intercelular especializada entre uma multiplicidade de tipos de células animais. Elas conectam diretamente os citoplasmas de duas células, o que permite que várias moléculas, íons e impulsos elétricos passem diretamente através de um portão regulamentada entre as células.
Funcionalmente falando, as junções podem ser classificadas em três tipos: Junções de adesão, também chamadas de junções aderentes, zônulas de adesão. ... Junções de comunicação, chamadas também de junções apertadas, junções ocludentes, junções comunicantes ou junções gap.
Quando observamos as células animais, verificamos três principais tipos de junções intercelulares: junções aderentes, desmossomos e junções comunicantes. Essas estruturas estão relacionadas com várias funções, como a ancoragem e a troca de informação.
O tecido epitelial glandular pode ser classificado de várias formas. Há glândulas unicelulares, quando são formadas por uma única célula como no caso das células caliciformes do intestino delgado, e multicelulares quando são compostas por um conjunto de células que formam agregados com estrutura complexa.
O epitélio glandular, assim como o de revestimento obedece a critérios de classificação. As glândulas exócrinas podem ser classificadas baseando-se em dois critérios: porção ductal e porção secretora. Os ductos podem ser simples – uma única porção ductal ou ramificado (ou composto) – porção ductal se ramifica.