As citações diretas curtas são pedaços copiados integralmente do texto original cuja extensão não ultrapassa três linhas. O tamanho é a principal característica desse tipo de citação. As citações diretas curtas devem fazer parte do texto.
Quando usamos a citação direta curta, devemos referência-las com o sobrenome do autor em letras maiúsculas, e entre parênteses o ano da publicação da obra e o número da página de onde o trecho foi extraído antes ou depois do texto extraido.
Deve constituir um parágrafo distinto;
Quanto à formatação de citações com mais de três linhas: O trecho copiado do autor deverá ser inserido depois do parágrafo, com 4 cm de recuo a partir da margem esquerda da folha, sem aspas e sem recuo indicativo de início de parágrafo. A fonte deverá ter tamanho 10 e o espaçamento entre as linhas deve ser simples.
Caso a citação direta seja maior do que três linhas, será preciso fazer um recuo à esquerda de 4 cm, com espaçamento simples e fonte tamanho 10. Entre o texto e a citação, deverá ser utilizado 1 espaço de 1,5 cm.
Observe que na citação recuada, elimina-se o uso das aspas no início e no fim da citação. No caso dessa citação, Antunes quis chamar a atenção para 2 palavras e 1 expressão usando aspas. Apesar de aspas não serem propriamente grifos, eu coloquei “grifos da autora” por ela utilizar as aspas para destacar algo.
Como recuar texto no Word Digite normalmente o texto. Em seguida, selecione o trecho que contém a citação que será recuado. 2. Depois de selecionar o texto, vá até a guia “Layout da Página” e na seção “Parágrafo” localize a ferramenta de recuo.
Citação direta: esse tipo de citação ocorre quando o autor copia o texto de forma integral, exatamente igual ao texto de origem. Deve-se citar o último nome do autor, o ano em que a obra foi publicada e o número da página de onde a citação foi retirada.
CITAÇÃO DIRETA CURTA: quando não ultrapassam 3 linhas. Elas fazem parte do texto, mas precisam estar entre aspas. Exemplo: “Ser ou não ser, eis a questão”, (SHAKESPEARE, 1599, ato III Cena I), era a expressão preferida.
Citação de citação é uma “Citação direta ou indireta de um texto que não se teve acesso ao original” (ABNT, 2002b, p. 1). ... Exemplos: Citação de citação direta Para Glover, Ronning e Reynolds (apud EYSENCK, 1999, p. 235) “A criatividade é um assunto muito complexo”.
Citação Indireta– é quando se expressa a ideia de um outro autor com suas próprias palavras, sem alterar ou deturpar. Também é conhecida como paráfrase. Não é obrigatória a colocação do número da página. Exemplo 1: como parte do texto.
Como fazer uma citação indireta? Nas citações indiretas, sendo utilizado o sistema autor-data, deverá primeiramente haver a indicação do sobrenome do autor da obra consultada, seguido da data da publicação do documento. Nas citações indiretas é opcional a indicação das páginas consultadas.
Se você primeiro citar a frase entre aspas, a referência do autor deve apresentar-se na ordem: (SOBRENOME DO AUTOR, ano, página). Lembre-se: sobrenome do autor em caixa alta. Se você primeiro referenciar o autor, para depois fazer a citação, use: Sobrenome (ano, número da página).
Como fazer citação indireta? Na citação indireta, você reescreve o trecho original com suas próprias palavras ao invés de copiá-lo. É como se você resumisse as ideias contidas no trabalho original do seu jeito. Aqui, o número da página é opcional e as aspas não precisam ser usadas.
Muita gente não sabe como fazer apud, mas na verdade é mais fácil do que parece. Sempre que você for fazer uma citação de citação, basta acrescentar “apud” no começo ou final da citação, indicando o autor responsável por ela, e o outro que a citou.
Há duas maneiras de fazer uma citação da citação, um apud, dentro das normas da ABNT. Na primeira forma você utiliza a frase literal, um trecho exatamente como você viu lá no livro que estava lendo. Na segunda forma você parafraseia, ou seja, escreve a citação da citação com as suas palavras.
Como citar um apud [ABNT]
Para isso, basta mencionar o sobrenome do autor do documento original, ano e página, acrescente a expressão latina apud e, em seguida, o sobrenome do autor da obra consultada, o ano e a página. Esses dados das fontes devem ser colocados entre parênteses.
Para cada citação de site, na sua referência deve constar os seguintes dados:
ÚLTIMO NOME, Primeiro nome do autor do artigo. Título do artigo. Título da Revista, local de publicação, volume do exemplar, número do exemplar, p. (página inicial e final do artigo), mês, ano de publicação.
Para fazer referência na ABNT de uma homepage Nome do site, ano. Ementa (descrição). Disponível em: . Acesso em: dia, mês e ano.
1. Como citar dois autores
Em caso de trabalhos de dois autores, deve-se citar sempre os dois autores no texto. Para três, quatro ou cinco autores, deve-se informar o sobrenome de todos os autores na primeira citação; para as citações subsequentes, incluir o sobrenome do primeiro autor seguido de et al.
LIVRO: ÚLTIMO NOME, Primeiro Nome; ÚLTIMO NOME, Primeiro Nome; ÚLTIMO NOME, Primeiro Nome do autor. Título. Local de publicação: Editora, ano de publicação.
Se o livro em questão contar com dois ou três autores, basta adicionar um ponto e vírgula e incluir o nome e sobrenome do segundo autor. O resultado deve seguir o padrão mostrado abaixo. SOBRENOME, Nome Abreviado; SOBRENOME, Nome Abreviado. Título: subtítulo (se houver).
SOBRENOME DO AUTOR, Nome do autor. Título da Obra. Título do Site. Cidade, ano.
Citação de mais de dois autores Cita-se o primeiro autor seguido da expressão "e col." (abreviatura de "e colaboradores") ou "et al." (abreviatura da expressão latina "et alii", que significa "e outros").
– Até 3 autores: coloque o sobrenome de todos. Exemplos com uma citação direta e uma indireta (observe a formatação e a pontuação): Segundo Gatti e André (2010, p.